4 benefícios da lentilha para a saúde física


Você certamente já deve ter notado que a lentilha é um dos ingredientes mais populares em jantares de final de ano, não é mesmo? Afinal, trata-se de um item conhecido por trazer sorte, fartura e prosperidade, além de fazer parte da dieta de muita gente.


Antes de mais nada, é importante mencionar que o sucesso da lentilha não é à toa. As lentilhas são alimentos muito versáteis, podendo substituir o feijão e incrementar um novo aroma em inúmeras receitas que aplicamos no dia a dia.


Além disso, a lentilha é uma leguminosa extremamente nutritiva, uma vez que contém proteína, ferro, magnésio, potássio, vitaminas, zinco, fibras e pouquíssimas calorias - em média, 100 gramas de lentilha cozida têm 93 calorias.


Diante disso, é quase impossível negligenciar o fato da lentilha ser um dos alimentos mais benéficos para o nosso organismo, visto que contribui com a saúde de gestantes, pessoas com diabetes e até mesmo combate à obesidade.


Sendo assim, que tal conferir os 4 principais benefícios da lentilha e, posteriormente, conhecer uma receita bem bacana para melhorar a sua alimentação? Boa leitura!


4 benefícios da lentilha


Com todos os nutrientes apresentados acima, não restam dúvidas que consumir a lentilha de forma regular pode trazer uma série de benefícios a nossa saúde física, certo? Confira, a seguir, os 4 principais:


1. Melhora a saúde do coração


A boa notícia é que consumir a lentilha regularmente ajuda a combater doenças cardiovasculares. Isso acontece por conta dos nutrientes presentes no alimento, bem como o magnésio e o potássio.


Em geral, eles ajudam a reduzir as arritmias cardíacas e, por consequência, a controlar a pressão arterial. Vale ressaltar ainda que as lentilhas são compostas por fibras que auxiliam no controle do colesterol e que diminuem a absorção de gorduras.


2. Faz bem para os ossos


Outra vantagem característica da leguminosa é que ela possui substâncias conhecidas como isoflavonas, responsáveis por aumentar a retenção de cálcio nos ossos.


Além do mais, a lentilha também conta com proteínas e fósforo, elementos fundamentais para a alimentação da saúde dos ossos. Ela pode ser incrementada na alimentação de mulheres na menopausa e para o tratamento da osteoporose.


3. Ajuda a perder peso


A lentilha também é uma grande aliada na vida de quem busca perder peso, visto que é uma ótima fonte de fibras e aumenta a sensação de saciedade. O consumo do alimento de forma frequente diminui a ingestão de alimentos e auxilia na redução do peso.


Mas lembre-se que nenhum alimento sozinho é capaz de auxiliar no emagrecimento. Por isso, faça exercícios físicos e pratique esportes regularmente.


4. Reduz os riscos de anemia


O ferro e o ácido fólico presentes na lentilha são grandes componentes para a prevenção e tratamento da anemia. Isso porque o item é uma fonte extremamente importante de ferro não-heme.


A anemia ferropriva, gerada pela deficiência de ferro, causa diminuição das hemácias e hemoglobinas no sangue, afetando a oxigenação das células.


O ferro é um elemento fundamental para a composição da hemoglobina, enquanto o ácido fólico atua na síntese dessas células vermelhas do sangue.


Uma ótima saída para ingerir a lentilha e reter uma maior absorção do ferro é ingeri-la acompanhada de algum alimento rico em vitamina C, como couve, laranja ou suco de limão, por exemplo.


Hambúrguer de lentilha: simples e prático


Chegamos a parte boa do conteúdo! Que tal eliminar a ideia de que a lentilha deve ser um alimento consumido apenas de maneira simples, como acompanhada do arroz? Confira uma receita de hambúrguer que irá melhorar os seus finais de semana!


Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de lentilha crua;

  • 4 xícaras (chá) de água;

  • 1 dente de alho grande picado;

  • 1/2 xícara (chá) de cebola picada;

  • 1/2 xícara (chá) de cheiro verde picado;

  • 1 colher (sopa) de azeite;

  • 1 colher de sal (de preferência o Rosa) ou a gosto;

  • Cominho a gosto;

  • Cerca de 1/2 xícara (de chá) de farinha de arroz integral;

  • 1/2 xícara de farelo de aveia.

Modo de preparo:


Coloque a lentilha, juntamente com 4 xícaras de água na panela de pressão e deixe cozinhando em fogo médio até pegar pressão. Depois, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos. Em seguida, escorra e coloque em uma vasilha.


Adicione alho, cebola, cheiro verde, azeite, sal, tempere com cominho a gosto e misture. Acrescente o farelo de aveia e a farinha de arroz integral aos poucos, até chegar ao ponto de modelar.


Divida a massa em 5 partes iguais e passe um fio de óleo nas mãos. Modele os hambúrgueres da forma que desejar e coloque-os em uma forma untada com manteiga e leve ao freezer por 1 hora.


Por fim, retire com cuidado, frite em uma frigideira antiaderente com um fio de óleo, e vire quando estiver bem douradinho. Está pronto o seu hambúrguer de lentilha!


E você, já conhecia os benefícios da lentilha para a saúde do nosso corpo? Quer dividir algumas receitas com a gente? Deixe nos comentários!

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo