5 ações de bem-estar para ter uma vida mais saudável



De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde de cada indivíduo está relacionada a um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de afecções e enfermidades. Para estarmos bem, precisamos cuidar dos aspectos emocionais, psíquicos e físicos que regem a nossa vida.


Além disso, o equilíbrio entre a saúde física e emocional está no cuidado do corpo e das emoções, bem como nos ambientes em que somos afetados (família, trabalho, amizades, bairro, comunidades).


Nutrir o equilíbrio entre todas as áreas a partir de ações constantes é o que deixa nossa mente e emocional saudáveis. Para isso, é preciso se libertar de frustrações, culpas, desentendimentos ou outras emoções nocivas à saúde.


É importante lembrar que este é um caminho longo, no entanto, com alguns hábitos diários, é possível torná-lo mais simples. Continue neste post que apresentaremos algumas dicas a seguir. Vamos lá?!

  • O que é bem-estar mental?;

  • 5 práticas para ter bem-estar;

  • Benefícios do bem-estar mental;

  • Impactos do bem-estar no dia a dia.

O que é bem-estar mental?


O bem-estar mental é um estado harmônico no qual a mente trabalha emoções positivas e negativas de forma equilibrada. Resumidamente, é a capacidade de administrar os sentimentos, independentemente das variações e elementos externos.


Desse modo, podemos dizer que o bem-estar mental é a condição de estar bem consigo mesmo e com os outros; é saber lidar com as situações adversas, reconhecendo seus limites e potencialidades, mantendo o corpo energético em equilíbrio.


Ou seja, é a maneira em que o indivíduo pensa, atrai pessoas, situações e experiências. A qualidade dos pensamentos, portanto, compromete diretamente a nossa qualidade de vida, contribuindo para os resultados pessoais e profissionais.


5 práticas para ter bem-estar


Agora que você já sabe o que é bem-estar mental, confira 5 práticas essenciais para desenvolver uma mente mais saudável.


1. Acalme sua mente


O primeiro passo para ter bem-estar é parar e diminuir o ritmo de suas atividades por um minuto. É preciso criar mais intimidade consigo e com sua mente, tarefas estas relacionadas ao autocuidado.


Com a correria do dia a dia, acabamos nos deixando de lado e não deixamos o nosso cérebro em silêncio. A meditação, nesse caso, é prática comprovada para o bem-estar, especialmente quando se faz necessário cuidar da sanidade mental.


Tire um minutinho do seu dia, pare em uma posição confortável e aquiete sua mente por alguns minutos quando estiver muito agitado e você perceberá como as decisões seguintes serão tomadas de forma mais pensada.


2. Faça o que tem que ser feito


Trabalhe para que tarefas e pendências sejam resolvidas rapidamente também é uma maneira de evitar estresse, irritação e diminuir frustrações. Uma ótima alternativa para fazer isso é parar de vincular promessas ou metais em questões pessoais e focar apenas na sua realização, sem enganar a si mesmo.


Tenha em mente que a procrastinação nada mais é do que encontrar justificativas vazias para a nossa falta de esforço ou vontade. Quando não colocamos a culpa em nada, fazemos o que deve ser feito, e a sensação é maravilhosa!


3. Crie conexões reais


Essa ação é um dos melhores remédios para tratar o nosso egoísmo e autocentramento, características que afetam por completo o nosso bem-estar.


Uma vez que construímos conexões verdadeiras, desenvolvendo interesse genuíno pelo outro, tiramos o foco de nossas preocupações e percebemos que existem problemas além dos nossos.


Dessa forma, torna-se possível aliviar toda a sobrecarga da mente e formar relações de parceria, que acaba por beneficiar um ao outro sem que esse seja o benefício de estar perto e nos doar.


4. Sonhe a si mesmo


Desde a nossa infância, somos influenciados a exercer papéis que nem sempre se encaixam com nossas vontades, nossos desejos mais profundos. No entanto, não estamos presos nas concepções que foram desenhadas para nós.


É essencial lembrar que cada um de nós pode exercer seu potencial humano mais pleno, superando os desafios emocionais e as crenças limitantes. Conseguir sonhar para si mesmo é enxergar o que está além do que é oferecido, encontrar nossas inspirações e construir o caminho para alcançá-las.


Nesse sentido, criar metas e objetivos claros pode impulsionar o bem-estar.


5. Abrace suas incertezas


Em vez de reagir negativamente, culpar, culpar os outros, se estressar, lutar e sofrer com aquilo com que acreditamos ser verdade, que tal abraçar suas incertezas e questionar as verdades que tomou para si?


Observe onde você está despejando tanta seriedade e peso e reconheça que nem tudo que você coloca como verdade absoluta é, de fato, uma verdade absoluta. Com isso, você consegue se libertar de sentimentos negativos como culpa, pressão e dor.


Quando um sentimento surgiu automaticamente, podemos sorrir com a nossa confusão interna e externa, olhando e agindo ao invés de reagir aos impulsos criados por nossas certezas.


Benefícios do bem-estar mental


Os benefícios do bem-estar podem ser separados em categorias, afinal, são inúmeros. Dentre eles, podemos citar:


  • Autocontrole;

  • Atitudes mais positivas com relação a si, ao outro e ao ambiente;

  • Domínio situacional;

  • Escolhas e atitudes mais positivas;

  • Maior capacidade de atenção e aprendizagem;

  • Desenvolvimento da inteligência emocional;

  • Diminuição do estresse e da ansiedade;

  • Prevenção à depressão e outros transtornos da mente;

  • Melhoria na qualidade de vida;

  • Melhoria significativa nas relações sociais.

Impactos do bem-estar no dia a dia


As decisões e ações que os indivíduos tomam refletem seus pensamentos. A realidade é apenas uma metáfora que não será apresentada a todos da mesma forma, porque cada um vê o mundo à sua maneira com base em suas próprias experiências e vivências.


Embora todos saibam a diferença entre pensamento positivo e pensamento negativo, o subconsciente muitas vezes não sabe como reconhecer essa diferença. A boa notícia é que o cérebro é como um músculo que pode ser exercitado para criar as ideias que desejamos.


Dessa forma, eles podem ser treinados para desenvolver o hábito de olhar as situações cotidianas da melhor perspectiva. Os pensamentos moldam nosso comportamento e, por sua vez, o comportamento muda nossa realidade. Este é um círculo virtuoso!


Caso queira saber mais sobre como ter bem-estar, acesse nosso conteúdo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=OPMjYBKB9nM


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