5 benefícios do sol para a saúde física e mental



A exposição solar diária traz diversos benefícios à saúde, pois, além de estimular a produção de melanina, prevenir doenças e aumentar o bem-estar, também estimula a produção de vitamina D, essencial para diversas atividades do corpo.


Desse modo, é importante que a pessoa se exponha ao sol por 15 a 30 minutos por dia com protetor solar, preferencialmente antes das 12:00 e após as 16:00, pois esses horários são em que o sol é menos intenso, e , portanto, não há risco associado à exposição.


Qual a importância de tomar sol diariamente?


Tomar sol todo dia, da maneira correta e com todos os cuidados é uma prática muito benéfica para a saúde em geral. Separamos para você os principais benefícios da luz solar diária.


1. Diminui o risco de depressão


A exposição ao sol aumenta a produção de endorfina no cérebro, que é um antidepressivo natural que promove sensações de bem-estar e aumenta a felicidade. Além disso, a luz solar estimula a conversão da melatonina, um hormônio produzido durante o sono, em serotonina, importante para o bom humor.


2. Protege contra infecções


A exposição moderada ao sol na hora certa ajuda a regular o sistema imunológico e dificulta o surgimento de infecções. Além disso, combate as doenças da pele relacionadas à imunidade, como psoríase, vitiligo e dermatite atópica.


3. Melhora o ciclo do sono


Um estudo de 2014 da Northwestern Medicine mostrou que os trabalhadores cujos locais de trabalho tinham janelas e estavam mais expostos à luz solar tinham melhores hábitos de sono. Para ser mais preciso, esses trabalhadores dormem 46 minutos a mais por noite.


Além de dormir mais, esses funcionários relataram ser mais ativos fisicamente e ter uma melhor qualidade de vida do que seus colegas que trabalhavam em escritórios locais escuros.


Os trabalhadores dos escritórios sem janelas relataram má qualidade de vida em medidas relacionadas a problemas físicos, vitalidade e distúrbios do sono. "Regular os ritmos biológicos do seu corpo é fundamental para sua saúde geral, e a luz é um poderoso sincronizador para o cérebro", relata o estudo. O humor, o estado de alerta e o metabolismo são afetados positivamente pela luz


E tudo isso acontece devido ao ciclo circadiano, o famoso ciclo do sono. Quando escurece, teu corpo sabe que é hora de dormir’. Então a melatonina (hormônio do sono) é ativada à noite, pela ausência da luz.


4. Moderação de humor


A exposição ao sol tem sido diretamente ligada à melhora do nosso humor e também contribui para a saúde mental. Ao longo do dia, a luz solar aumenta a produção de serotonina, hormônio conhecido por melhorar nosso humor e nos ajudar a manter o foco, entre inúmeros outros benefícios.


O sol também está associado à liberação de endorfinas, outro conhecido hormônio da felicidade que ajuda nosso corpo a lidar com o estresse de maneira mais controlada.


Existem até estudos e artigos científicos que ligam os baixos níveis de serotonina a um maior risco de depressão sazonal, que está associada a mudanças sazonais, mais precisamente do outono ao inverno.


5. Aumenta a produção de vitamina D


A exposição ao sol é a principal maneira do corpo de produzir vitamina D, que é essencial para a saúde de várias maneiras. A exposição ao sol produz mais vitamina D e oferece mais benefícios ao longo do tempo do que tomar suplementos orais em forma de pílula, como:

  • Aumenta os níveis de cálcio no organismo, o que é importante para o fortalecimento de ossos e articulações;

  • Ajuda a prevenir a formação de doenças como osteoporose, doenças cardíacas, auto-imunes, diabetes e o câncer, principalmente no cólon, mama, próstata e ovários, pois reduz os efeitos da transformação das células;

  • Previne doenças autoimunes, como artrite reumatoide, doença de Crohn e esclerose múltipla, pois ajuda a regular a imunidade.

Cuidados necessários para tomar sol


Seguindo as dicas que separamos, o seu banho de sol será muito benéfico e você ainda poderá garantir um bronzeado saudável. Confira:


Não exagere


Não se empolgue quando estiver tomando sol todos os dias até esquecer de parar. O banho de sol não deve exceder 30 minutos. Se exposto por muito tempo, os efeitos podem ser opostos e negativos, levando a doenças graves, como desidratação e insolação.

Respeite o horário correto


Você sabia que o banho de sol às vezes é preferível? Isso acontece antes das 10h e depois das 16h. Isso porque, nesse período, a radiação UVB é mais saudável e não causa queimaduras ou outras doenças como o câncer.


Mantenha sempre a hidratação


A hidratação tem muitos benefícios para todo o corpo. Além disso, tem muitas vantagens quando se trata de banhos de sol, por isso mantê-la é essencial. A água regula tudo muito bem, então beba pelo menos dois litros por dia!


Use protetor solar adequado


A principal regra para se expor ao sol com segurança é usar protetor solar! Deve-se aplicar o produto com filtro adequado 15 ou 30 minutos antes da exposição solar.


Se você estiver em uma área que ficará exposta ao sol o dia todo, reabasteça o produto a cada duas horas para manter a proteção. Chapéus e óculos de sol podem ajudar a proteger toda a sua pele e mantê-lo seguro e capaz de aproveitar o dia.


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