5 coisas normais que ninguém comenta na terapia


Muito se tem falado abertamente sobre doenças psíquicas, como depressão e ansiedade, certo? Por isso, acreditamos que falar em terapia deixou de ser um tabu há muito tempo, e passou a ser uma tendência positiva entre as pessoas e a população em geral.


No entanto, na prática não é bem assim que funciona - na verdade, as pessoas ainda sentem receio em procurar um profissional para auxiliá-las no que diz respeito às questões emocionais, ou mesmo negligenciam a importância desta compreensão.


É comum que as pessoas tenham medo do novo, do que é incerto. E buscar um profissional que você não sabe como irá abordar a situação pode ser desconfortável. Além disso, as pessoas sabem que na terapia elas vão falar sobre suas angústias, anseios, medos, entre outros.


Em outras palavras, o medo de ficar exposto, de ser julgado pelo terapeuta e de mostrar o quanto se sentem culpadas são algumas barreiras que impedem que as pessoas falem abertamente na terapia.


5 coisas que as pessoas têm medo de falar na terapia


Antes de mais nada, é preciso mencionar que a terapia é fundamental para eliminar certos fardos das costas e entender como lidar com os sentimentos - mesmo os negativos - de maneira positiva.


Sendo assim, que tal conhecer 6 coisas que as pessoas têm medo de falar durante a terapia para que você possa fazer ao contrário? Confira!


1. Eu sinto raiva de alguém ou de alguma situação


Todo mundo já soltou ‘’ai, eu odeio isso’’ ou mesmo ‘’ai, que raiva’’. Tudo isso na brincadeira, em momentos de descontração e leveza. Mas na hora de falar sério que sente raiva de alguém ou de uma situação, não conseguem se expressar com sinceridade.


No entanto, é comum ter esse tipo de sentimento, mesmo que pareça ruim no primeiro momento. Mas as pessoas realmente têm medo de demonstrar o quanto desgostam de alguma coisa.


2. Eu sinto inveja das pessoas próximas a mim


Chegou a hora de desmistificar a ideia de que existe a famosa ‘’inveja boa’’. É necessário assumir que existe a possibilidade de você sentir inveja de alguém, uma amiga próxima ou até mesmo de um membro da família. Embora seja pesado, acontece.


Por ser um sentimento ruim ou difícil de ser dito, poucas pessoas conseguem falar abertamente sobre eles durante a terapia. Mas faça esse momento valer a pena ainda que se sinta constrangido.


3. Eu tenho medo de morrer


Que a morte é a única certeza que temos na vida não é uma novidade para ninguém, certo? Por mais que não seja um tabu, falar sobre isso é extremamente assustador.


Dessa forma, assumir que sente medo genuíno de morrer é mais complicado - e isso pode, inclusive, influenciar comportamentos e as formas em que as pessoas lidam com a vida.


4. Eu tenho medo de não conseguir o que eu quero


É comum observar que muita gente tem medo de chegar na fase dos 30 sem ter conquistado nada na vida. Contudo, é importante mencionar que objetivos significativos são questões avaliadas individualmente, por meio de perspectivas.


E durante a terapia, as pessoas ainda têm receio em dizer que não conseguiram alcançar determinados sonhos, ou mesmo que não sabem o que fazer para chegar onde querem.


5. Eu sinto atração por alguém que não deveria


Pode ser alguém do mesmo sexo, uma pessoa casada… Pessoas que você realmente considere um erro em se relacionar. Mas isso deve ser dito na terapia. Só assim poderá lidar com a situação e identificar a melhor maneira de agir.


Ainda não estou pronto para a terapia. O que fazer?


Por último, se você ainda acha que não está pronto para encarar a terapia, listamos alguns passos importantes para buscar consciência sobre o que sente e pensa. Comece respondendo as seguintes perguntas:


Por que estou sentindo isso?

Quanto eu tenho esse sentimento, o que eu faço? (ou quais são os meus comportamentos?)

Quanto eu sinto isso, quais são os meus pensamentos?

Pensando isso e fazemos isso, quais são as consequências?


E você, já fez terapia? Qual foi a sua experiência? Conta pra gente e compartilhe com os amigos!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo