5 dicas para amadurecer emocionalmente



Engana-se quem pensa que amadurecimento está relacionado a idade. Há pessoas que amadurecem aos 13 anos. Há outras que alcançam esse estado apenas aos 40. Tudo isso porque o amadurecimento emocional, em seu sentido mais amplo, está ligado às experiências e aprendizados que acumulamos.


Dessa forma, não significa que um indivíduo mais velho seja capaz de lidar melhor com os desafios da vida do que uma pessoa mais jovem. Afinal, amadurecer emocionalmente independe de idade ou formação do corpo de cada um.


Apesar do amadurecimento emocional ser perceptível em alguns casos, vale dizer que ele é contínuo; é um constante aprendizado durante toda a vida, uma vez que sempre é possível amadurecer um pouco mais com as situações e pessoas que passam por nossa trajetória.


Para amadurecer emocionalmente, é fundamental saber como controlar suas emoções, assumir de peito aberto os seus defeitos e tentar melhorá-los sempre. Além disso, é preciso tomar decisões com base na racionalidade, e não em sentimentos.


O que é amadurecimento?


No dicionário, a palavra amadurecimento significa tornar-se maduro, experiente com o tempo ou, ainda, a qualidade de pensar antes de agir. Se você analisar com atenção, verá que essa explicação faz todo sentido.


Afinal, uma pessoa madura é aquela que, quando se vê diante de um problema, é capaz de encontrar soluções sábias para solucioná-los. Por outro lado, a pessoa imatura fará birra, questionamentos e não entenderá o motivo pelo qual as coisas simplesmente ocorrem.


Além disso, o indivíduo capaz de amadurecer emocionalmente fará dos problemas uma oportunidade para evoluir como ser humano e, também, para alavancar a sua carreira profissional. Por isso, a maturidade está relacionada à inteligência emocional.


É comum encontrar pessoas mais jovens com alto nível de maturidade, enquanto outras, embora sejam mais velhas, apresentam comportamentos e ações similares ao de uma criança, tornando-se imaturas e até mesmo despropositadas.


Portanto, é preciso ter em mente que o amadurecimento humano está diretamente relacionado à capacidade de aprender com as experiências da vida e, principalmente, com a forma que você as utiliza para crescer e se desenvolver.


Mas, afinal, como amadurecer emocionalmente?


Embora muita gente pense ao contrário, amadurecer não é um processo que acontece automaticamente, que se vem com o tempo, natural. Amadurecer exige que rompemos nossas barreiras e passemos a compreender nossas experiências, sofrimentos e o outro.


Sendo assim, é necessário romper as barreiras que nos impedem de analisar cada situação com clareza e objetividade, além de abrir a nossa mente para o novo. Dito isto, confira, abaixo, 5 dicas para amadurecer emocionalmente.


1. Aja com cuidado e seja confiante


O primeiro passo para amadurecer emocionalmente é parar de agir por impulso, ou seja, sem pensar. Quando você começar a repensar sobre as consequências de suas atitudes, certamente terá entendido o que significa o processo de amadurecimento.


Além disso, é de suma importância desenvolver sua autoconfiança, a fim de fazer com que você acredite no seu potencial, em suas habilidades e oportunidades para crescer. Nesse caso, uma dica é se dedicar à resolução de atividades simples.


Mas tenha calma! Sua confiança virá à medida em que você tiver sucesso e, logo, será uma pessoa confiante o suficiente para tomar decisões mais sábias e assertivas.


2. Não leve tudo para o lado pessoal


Nós sabemos que a sua mente acredita que você é o centro do universo e que todas suas vontades devem ser feitas. Afinal, a mente de todo ser humano com pouco amadurecimento funciona assim. No entanto, esse raciocínio não deve ser aplicado em todas as situações.


Amadurecer emocionalmente está relacionado, mais uma vez, em compreender que, muitas vezes, as situações vão fugir do nosso controle. Além disso, implica em aceitar que nem tudo acontece por nossa causa.


Nesse sentido, tente assimilar o que pode ser controlado por você e o que não pode. Pensamentos, sentimentos e atitudes de outras pessoas, por exemplo, não estão sob o seu controle.


3. Tenha empatia


Outro passo fundamental para conseguir amadurecer emocionalmente é desenvolver a empatia. Para isso, esqueça os vínculos emocionais! É preciso ter a capacidade de se colocar no lugar do outro ainda que você não tenha nenhum tipo de relação com ele.


Lembre-se que a empatia mútua consiste em uma visão imparcial do outro. Com a maturidade, você poderá se colocar facilmente no lugar de uma outra pessoa, ainda que não a conheça ou tenha qualquer tipo de afinidade com ela.


4. Aprender com os erros


Tenha em mente que amadurecer é sinônimo de errar. Inclusive, uma das características mais evidentes de que uma pessoa está amadurecendo é quando ela para e repensa seus erros, evitando cometê-los novamente.


Quando conseguimos amadurecer, nos tornamos pessoas muito mais flexíveis, aceitando que vamos falhar e que nossa missão é aprender com essas falhas. Afinal, elas fazem parte da vida, e precisamos utilizá-las como degraus para o nosso crescimento.


5. Troque reclamações por ações


Reclamações frequentes são um dos maiores sinais de imaturidade. Além de não resolver o problema, elas costumam desencadear comportamentos e estados emocionais negativos, nos paralisando diante dos problemas.


Portanto, foque suas energias naquilo que pode ser feito, e não em situações que não podem ser alteradas.


Por que o amadurecimento é importante?


Resumidamente, o amadurecimento é um ponto essencial na vida de qualquer pessoa, pois só com ele é possível evoluir de maneira rápida e saudável. Mas, afinal, o que queremos dizer com isso?


Uma vez que você alcança um alto nível de maturidade, sua capacidade de aproveitar as oportunidades que a vida oferece se torna maior. E isso acontece mesmo diante de situações difíceis que, muitas das vezes, impactam nossos sonhos e nos tiram do eixo.


Amadurecer emocionalmente é importante para trabalhar o seu potencial frente às mais diversas situações, a fim de tirar proveito de cada uma delas. Além disso, o amadurecimento será a chave para que você encontre diferentes possibilidades para solucionar os mais variados problemas.


Porém, vale lembrar que todo este processo acontece de maneira tranquila, possibilitando que você extraia o melhor de cada experiência ou situação.


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo