5 práticas de autocuidado


Você realmente sabe o que é autocuidado? Você o pratica?


No mundo em que nós vivemos, é fato que o estresse é um companheiro fiel em nossos dias, não é mesmo? Por isso, ter uma rotina de autocuidado é muito importante.


Muitas vezes, as obrigações no trabalho e em casa acabam não nos deixando dedicar um tempo a nós mesmos.


Esse acúmulo de estresse pode nos fazer muito mal, pois afeta a nossa saúde de diversos modos.


O fato é que o estresse é um dos principais fatores de doenças cardíacas, derrames, entre outros e, por este motivo, parar de vez em quando é fundamental.


Às vezes, nossa mente nos faz pensar que não podemos e isso acaba nos limitando. Da mesma maneira, temos a percepção de que, se não cuidarmos de todos os detalhes, como casa, trabalho, família, o mundo entrará em colapso e tudo se tornará um caos. Isso é totalmente falso.


Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te dar 5 dicas de autocuidado para você praticar no seu dia a dia. Vamos lá?


Você sabe quais são os tipos de autocuidado?


Físico


É a prática que visa cuidar do seu corpo e, consequentemente, da mente. Envolve a prática de atividades físicas e uma alimentação equilibrada.


Emocional


O autocuidado está limitado ao cuidado do corpo e é muito importante cuidar também do seu emocional. Práticas que representam esse autocuidado são a psicoterapia, o autoconhecimento, e o autoperdão.


Social


O autocuidado não pode ser um hábito egoísta e de ações voltadas apenas para si mesmo. É importante manter contato com pessoas que te apoiam, além de praticar a empatia e a solidariedade com o próximo.


Mental


Autocuidado que está relacionado ao cognitivo e ao conhecimento. Isso pode incluir ter um hobby e reservar momentos para o lazer são importantes para manter a mente ativa, e não apenas funcionando no automático. Você pode ler um livro, ver um filme, desenhar ou desempenhar outras atividades que estimulem a criatividade.


Autocuidado não é egoísmo


O autocuidado é cuidar de si mesmo e focar no seu bem-estar e não está relacionado ao egoísmo.


O egoísmo é o hábito ou atitude de uma pessoa colocar seus interesses e opiniões em primeiro lugar, em detrimento do bem-estar das pessoas com as quais se relaciona.


Já o autocuidado tem como objetivo colocar você em primeiro lugar, mas sem prejudicar ninguém.


E por que cuidar de si mesmo é tão difícil?


Porque os humanos muitas vezes agem, se movem e decidem em função do que necessitam ou dizem os demais, não atendendo às próprias necessidades ou se deixando de lado.


Se paramos de fazer uma atividade, perdemos prática e desenvoltura, e até mesmo esquecemos do quanto gostávamos dela. Se deixamos de nos ouvir e de cuidar de nós mesmos, nos esquecemos de como fazê-lo.


Esta situação pode ser encontrada principalmente em pessoas que dedicam muitos anos a cuidar dos filhos ou de um familiar, e no momento em que deixam de fazê-lo, acabam se deprimindo, desenvolvendo ansiedade e não entendendo o que está acontecendo ou por que se sentem assim.


As pessoas que não sabem como cuidar de si mesmas procuram a terapia e explicam que têm a sensação de estar perdidas. Ou seja, elas se sentem sem rumo, bloqueadas e sem capacidade de fazer algo diferente para sair do lugar onde se encontram.


Práticas de autocuidado


Tenha uma boa noite de sono


Ter um tempo de sono adequado e reparador pode fazer toda a diferença. O ideal depende de cada organismo, mas o recomendado é cerca de 8 horas por dia.


Para a mente descansar, é importante seguir todos os conselhos já conhecidos: evitar aparelhos eletrônicos antes de se deitar ou uma alimentação pesada, por exemplo. Noites mal dormidas diminuem a capacidade de concentração durante o dia e resultam em alterações de humor.


Faça exercício físico


Você não precisa exagerar. Mas é fato que o exercício físico impacta fortemente em nossa saúde.


Encontre aquilo que você mais gosta de fazer. Pode ser uma dança, musculação, corrida ou até mesmo uma luta.


O importante é movimentar seu corpo, pois isso vai fazer muito bem para o seu corpo e também para a sua mente.


Busque um momento de relaxamento diário


Levamos um estilo de vida no qual estamos sempre muito ocupados. Em parte isso é verdade, mas o tempo é um recurso que podemos organizar para aproveitar ao máximo dele.


Com isso, para cuidar de si mesmo é importante buscar, mesmo que sejam 10 minutos diários, relaxamento e desconexão.


Desfrute de um café ou de um chá, olhe as notícias ou as redes sociais em seu celular, sem que nada ou ninguém o incomode.


Este momento de relaxamento pode ser pela manhã, à tarde ou à noite, não importa o horário, mas sim a constância.


Saiba dizer não


Muitas vezes nós estamos em muitas situações que só esvaziam nosso estoque interno de energia. E saber falar não para aquilo e também para aqueles que nos esgota é uma forma muito valiosa de cuidar da gente, de respeitar nossos limites e de nos manter saudáveis emocionalmente.


Tenha uma alimentação saudável


Todos sabemos que nosso corpo depende de uma alimentação adequada para funcionar bem, além dos impactos no médio e longo prazo na balança.


Procure por acompanhamento e orientações de profissionais da área e mova-se em uma dieta balanceada.


E aí, o que você achou do nosso conteúdo? Tem alguma prática de autocuidado que você pratica no seu dia a dia? Conta aqui nos comentários e aproveita para compartilha esse conteúdo com seus amigos que precisam cuidar mais de si mesmos.

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