7 dicas para organizar melhor o seu dia



Já falamos aqui como ser mais produtivo e aproveitar melhor o seu dia. E hoje vamos dar mais dicas de como organizar melhor a sua rotina e o seu dia.


Muitas pessoas costumam se perguntar o que fazer para se tornar mais produtivo. A verdade é que tentamos fazer muitas tarefas e no final do dia vem a sensação de que não finalizamos nada, não é mesmo?


Além disso, temos também muitas distrações durante o dia: as notificações do celular, as redes sociais, ou até mesmo aquele filme muito legal que está passando.


Existem pessoas que desejam mais horas no dia para conseguir cumprir tudo o que tem para fazer, mas a verdade é que isso é um pensamento completamente errado.


Fazer a gestão do tempo é necessário, assim como entender que ele é um recurso escasso e não maleável, já que ser produtivo não significa fazer mais em mais tempo e sim fazer mais em menos tempo.


O fato é que para que todos possam encontrar novos ideais de vida, restaurar suas motivações ou encontrar novos ideais e seguir em frente, organizar o seu tempo é fundamental.


Há quem faça isso com metas traçadas, com planilhas, ou até mesmo com bilhetes espalhados por aí.


Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te falar sobre como ser mais produtivo e organizado. Vamos lá?


Como conseguir organizar mais o seu dia?


Conseguir tempo para tudo o que queremos fazer é uma das maiores dificuldades, não é mesmo? O tempo parece fugir do controle e faz com que nunca tenhamos oportunidade para fazermos tudo aquilo que queremos, acumulando tarefas para o dia seguinte.


E com isso surge um efeito bola de neve: tarefas que não foram feitas no dia anterior, depois para o outro, até que chegamos a um momento em que não temos mais como concentrar-nos no essencial e acabamos por deixar trabalho acumulado por fazer.


Veja algumas dicas para organizar mais o seu dia e tornar muito mais produtivo:


Planeje não só o dia, mas também a semana e o mês


Planear a semana ou o mês não significa planejar a longo prazo. Podemos levar em conta algo a longo prazo, um ano ou mais.


Por isso, saber o que vai fazer durante toda a semana pode evitar com que suas tarefas sejam anotadas todas na última hora.


Coloque seus planos no papel


Muitas vezes achamos que por estarmos pensando em um projeto, estamos focados nele, mas a verdade não é essa. Ou então, temos uma ideia e depois acabamos deixando de lado por não estar sempre como lembrete no dia a dia.


Por este motivo é muito importante refletir sobre e anotar todos os seus planos no papel. Realizar a leitura diária dessas metas também é um fator importante, pois a ausência de um lembrete de qual é o nosso objetivo, nos coloca de volta nos antigos padrões e hábitos.


Tenha uma agenda


Não precisa ser física. Você pode usar diversas ferramentas digitais para conseguir organizar as suas tarefas e levar tudo no seu bolso.


Atualmente, existem diversas ferramentas como Trello, Evernote, Wunderlist, entre outros que podem te ajudar a organizar suas tarefas e ainda levar tudo no seu celular.


Relacione o fazer ao “quando”


Laura Vanderkam, autora de Off the Clock: Feel Less Busy While Getting More Done destaca que a incerteza em relação ao que fazer é um dos principais motivos de perda de tempo:


“As pessoas não pensam sobre o que devem fazer com o tempo, e assim elas simplesmente reagem ao que quer que surja. Você pode fazer muito mais em menos horas se pensar um pouco no planejamento de sua programação.”


Sendo assim, todas as suas tarefas devem ser incorporadas ao seu cronograma, em vez de serem apenas anotadas em uma lista. Afinal, “um ‘fazer’ não conectado a um ‘quando’ raramente é feito”.


Silencie o seu telefone


A dependência pelo celular não é saudável para nossas vidas, muito menos quando queremos ser mais produtivos.


São diversas notificações (e-mail, WhatsApp, redes sociais e outros aplicativos) que recebemos durante o dia. A cada notificação, mesmo que somente olhemos sem abri-las, perdemos o foco.


Use o método pomodoro


Um dos métodos de gerenciamento de tempo é a técnica de pomodoro, que foi criada para utilizar o tempo como um valioso aliado na realização do que queremos fazer e do jeito que queremos fazê-lo.


O método consiste no fracionamento do tempo em blocos de 25 minutos. Assim, você deve trabalhar em uma tarefa por esse tempo e, ao terminá-la, descansar por cinco minutos. Após esse descanso, volta para mais um bloco de 25 minutos de trabalho seguido por 5 de descanso, esteja a tarefa concluída ou não.


Faça o mais rápido antes


Quando você tem uma grande lista de coisas a fazer, riscar os itens já resolvidos pode trazer uma sensação de alívio.


Por este motivo, priorize as atividades mais importantes e também as mais rápidas. Quanto menos tarefas você tiver para fazer, mais você terá a sensação de que as coisas estão progredindo, e, assim, se sentirá mais motivado para continuar com o trabalho.


E você, o que faz para organizar melhor o seu dia e conseguir aproveitar mais tempo? Deixe sua dica aqui nos comentários.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo