top of page

9 ideias para desacelerar a mente



Como desacelerar em um mundo cada vez mais agitado, onde o tempo parece passar mais rápido a cada dia? Estamos constantemente nos fazendo essa pergunta, e é por isso que questionamos você.


Quando pensamos que a vida precisa ser vivida, somos capazes de nos lembrar de apenas respirar. Existem inúmeras situações em que fazemos mais, queremos mais e consumimos mais para acompanhar.


Mas por que precisamos desacelerar? Gastamos tanto tempo, energia e força nos mantendo atualizados que mal percebemos que isso nos afasta do que realmente valorizamos.


Se você está constantemente se sentindo sobrecarregado, frustrado, louco e correndo de uma coisa para outra, aprender a desacelerar é provavelmente o que você precisa agora.


Viver uma vida consciente pode ajudá-lo a prestar mais atenção e entender o que está acontecendo em sua vida. Você pode viver uma vida mais feliz quando não se apressa em tudo.


Como desacelerar em uma sociedade que vive com pressa?


Não é um processo fácil! Afinal, seguir o caminho oposto exige esforço. Porque muita gente, principalmente quem mora nas grandes cidades, valoriza a pressa. Ela se tornou sinônimo de produtividade, aproveitando ao máximo a rotina turbulenta e usando todo o seu tempo.


Mas o conceito de produtividade, aquele que conhecemos, está um pouco desatualizado. Muitos deles ainda são baseados na Revolução Industrial, que, se você olhar de perto, valoriza a competitividade. ‘’Faça mais em menos tempo!’’. Inconscientemente, trazemos isso para nossas vidas diárias, mesmo sem perceber.


Como desacelerar não é fácil, mas pode ser simplificado se você souber exatamente o que fazer. E ser capaz de incorporá-lo à sua rotina diária sem fazer malabarismos.


Como desacelerar a mente?


Pensando no equilíbrio necessário para ter uma vida mais saudável, confira 9 dicas para você começar a desacelerar a mente de forma prática. Tem interesse no assunto? Então, acompanhe o post e saiba como combater o estresse do dia a dia!


1. Medite


A meditação é uma das melhores práticas para desacelerar. Se você acha que isso é obra de monges e especialistas que tentam interromper o fluxo de pensamentos, você está errado. Todos podem aprender a meditar e tomar algumas e tirar alguns segundos para se conectar com a própria mente.


Tudo o que você precisa é de um lugar tranquilo para sentar, deitar ou mesmo ficar de pé, desde que você se sinta confortável. Portanto, concentre-se em observar seu ritmo respiratório, preste atenção aos pensamentos em sua cabeça e não faça julgamentos.


Ajuda a entender como sua mente funciona e a ter mais controle, principalmente sobre pensamentos negativos. Você já viu que a meditação não é parar de pensar, mas focar em observar a si mesmo?


2. Dance até cansar


Como derramar e consumir toda a energia acumulada e, finalmente, desacelerar sua mente? Dançar é uma ótima maneira de fazer isso, e pode ser feito em qualquer espaço. Coloque uma música e deixe seu corpo se mover como quiser, sem muitas regras.


Se gostar, coloque um vídeo e tente imitar a coreografia. Você pode até convidar alguém para dançar com você. O importante é relaxar e se divertir.


3. Pratique exercícios físicos


A prática de exercícios físicos também é boa para diminuir a velocidade do pensamento. Além de drenar energia, você pode se concentrar em atividades que permitam que sua mente tenha outro foco. Dessa forma, as preocupações das quais você não consegue se livrar ficam em segundo plano e você pode relaxar com mais facilidade.


Se você combinar a atividade física regular com uma alimentação saudável, pode até atingir outros objetivos, como perder peso ou ganhar massa muscular.


4. Escreva seus pensamentos


Quer outra maneira de expressar seus pensamentos? Em seguida, anote-os. O diário é outra atitude que pode ajudar a promover o bem-estar e a saúde mental, pois permite desabafar tudo o que você precisa.


Sem contar que você sempre pode voltar algumas páginas e ver como tem passado os últimos dias, o que é um ótimo exercício para manter a saúde mental no dia a dia. Além disso, adquirir o hábito de anotar seus pensamentos, principalmente no final do dia, é uma forma de combater a ansiedade.


5. Aproveite a hora do banho


Você tem pouco tempo livre em sua vida diária para praticar outras atividades? Saiba que isso não é desculpa para deixar de buscar o autocuidado e o relaxamento. Por exemplo, você pode aprender a desacelerar sua mente enquanto estiver no chuveiro.


Em vez de apenas ligar o chuveiro, faça o seu próprio tempo. Diminua as luzes do banheiro ou acenda as velas, use um sabonete cheiroso e aproveite para massagear. Você também pode usar um hidratante relaxante e tocar música para se acalmar.


Dessa forma, os momentos de higiene podem ser uma pausa no seu dia para cuidar da sua saúde.


6. Gaste tempo com o que gosta


Como é o seu dia a dia? Quanto tempo você gasta fazendo coisas que não gosta e quando pode fazer atividades que lhe interessam? Às vezes, esse é o pouco de relaxamento que você está perdendo todos os dias.


Se você gosta de assistir séries para se distrair, não hesite em gastar tempo com isso. Por mais que pareça que você está desperdiçando as suas horas, o que acontece, na verdade, é uma maior dedicação ao autocuidado e à sua saúde mental. Isso ajuda muito também a manter a produtividade no dia a dia e a atenção nas demais tarefas.


Saber como desacelerar a mente vai trazer inúmeros benefícios para sua saúde física e psicológica. Portanto, identifique hábitos negativos na sua rotina e tente eliminá-los!



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page