Como definir metas alcançáveis: 5 dicas infalíveis



De acordo com a frase clássica do filme ‘’Alice no País das Maravilhas’’, se você não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve. Essa afirmação serve para todas as questões que permeiam a nossa vida, principalmente quando falamos de metas e objetivos.


Para não precisar lidar com um lugar desconhecido e desagradável, é preciso estabelecer metas e objetivos e, posteriormente, traçar o melhor caminho para alcançá-los. No entanto, antes disso, precisamos conhecer as diferenças entre esses dois conceitos.


Resumidamente, objetivo é o propósito de se realizar alguma coisa, ou seja, uma espécie de ‘’guia’’ que determina aonde se quer chegar. Meta, por outro lado, é o objetivo quantificado. Ela é atemporal e geralmente voltada para prazos. Segue um exemplo:

  • Objetivo: aumentar as vendas da minha empresa;

  • Meta: aumentar as vendas da minha empresa em 180% até o segundo semestre.

Dito isto, mostraremos a importância de definir metas alcançáveis e de que forma esse planejamento deve ser feito. Além disso, listamos um passo a passo infalível para que você possa estipular suas metas ainda hoje. Acompanhe!


Qual a importância de definir metas?


A importância de ter metas bem definidas, seja na vida pessoal, profissional ou emocional, está em construir um destino, onde você quer chegar e estar daqui a um, dois ou cinco anos. Sem isso ficamos à deriva, levados pelas circunstâncias as quais a vida nos apresenta constantemente.


Antes de colocar, de fato, suas ações em prática, é preciso estabelecer objetivamente as metas a serem alcançadas. Quem não faz isso, normalmente, são pessoas que trabalham, se esforçam e estão sempre ocupadas, porém, não conseguem atingir suas metas.


Uma vez que as pessoas não sabem com clareza o que desejam, alocam seus esforços sem obter resultados efetivos. Assim, perdem tempo e, muitas vezes, dinheiro em algo que não trará resultado.


Sêneca, filósofo romano 4 A.C, uma vez disse ‘’quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável’’. Então, reflita: qual o destino da sua vida? Ou da sua empresa? Da sua carreira?


5 dicas para estabelecer metas


Agora que você já sabe a importância de definir metas alcançáveis, é essencial saber de que forma é possível atingi-las.


1. Estabeleça o objetivo


O primeiro passo é definir o seu objetivo. Isso fará com que você se comprometa com cada um deles. Para que isso aconteça e, claro, para que você consiga bons resultados, você precisa anotar as suas metas e revisá-las de forma constante.


Busque alocar suas anotações em um lugar de destaque e que você consiga visualizá-las facilmente. Você pode utilizar post-its, cartolinas ou mesmo investir em um quadro dos sonhos.


Além disso, é importante estabelecer objetivos e inseri-los em algo positivo. Por exemplo, metas negativas são como tirar férias sabendo para onde não se quer ir sem saber para onde realmente deseja viajar.


Dessa forma, estipular metas fará com que você foque a sua atenção, pensamentos e forças no resultado desejado.

2. Estipule um tempo para alcançá-los


Um dos principais motivos que levam as pessoas a não alcançarem suas metas é não estipular até quando tal objetivo deve ser alcançado.


Se for necessário um prazo longo, estabeleça metas pequenas a serem executadas em um tempo menor, a fim de facilitar o processo. Com isso, você poderá lidar com pequenas conquistas até atingir o objetivo maior.


3. Identifique os recursos


É fundamental identificar quais recursos você tem agora com os necessários para se alcançar os objetivos traçados, como dinheiro, tempo, energia, habilidades, equipamentos, entre outras questões.


Caso você precise lidar com a falta de alguns recursos, crie metas para possibilitar atingir o resultado almejado. Tenha em mente que as metas e objetivos nos movem para a direção certa e refletem uma pequena imagem do nosso futuro.


4. Execute


É claro que é satisfatório pensar naquilo que poderá ser realizado, mas os objetivos e as metas devem ser práticas. Portanto, comece a trabalhar desde já. Neste momento, não é interessante se comprometer com muitas tarefas, pois isso pode prejudicá-lo.


Sendo assim, tente se prender somente às ideias nas quais você realmente pode se empenhar, a fim de não prejudicar a sua rotina e não interferir no processo de alcance de seus objetivos e metas.


5. Avalie e revise


Por fim, é muito provável que você alcance inúmeras metas durante este processo - ou, talvez, não. Por um momento, esqueça tudo aquilo que não deu certo e avalie as coisas nas quais você acertou.


Sempre fique atento a todos os detalhes que deram certo, uma vez que isso dará mais força e confiança para que você siga no caminho certo para alcançar seus objetivos. Além disso, revise frequentemente todas as suas metas.


Pode ser que algumas metas deixem de fazer sentido e, por consequência, talvez você precise estabelecer novos desafios. Com isso, você terá força para focar em metas reais e, principalmente, alcançáveis.

Como alcançar metas na prática?


Uma das estratégias mais importantes para alcançar suas metas é estar focado no objetivo traçado e manter-se comprometido com o que se deseja alcançar. Além do mais, o foco nas metas estipuladas, bem como no objetivo, evita, ainda, que ocorram distrações no meio do percurso.


Outra forte característica de pessoas que conseguiram alcançar sucesso é a disciplina, visto que ela representa esforço, determinação e a vontade explícita de alcançar um sonho. Trata-se também de uma habilidade que te impulsiona a lutar pelo o que sonha e o que quer.


Por último, mas não menos importante, a dedicação é o principal ponto de partida para alcançar suas metas. É necessário que você se proponha a realizar todas as atividades que definiu da melhor maneira possível, de modo a alcançar seu sonho.


Uma vez que o desejo de ter um sonho realizado é verdadeiramente forte, fica mais simples se dedicar a tais tarefas. Tenha certeza de que você pode se comprometer e que vai se esforçar para entregar o seu melhor, com o intuito de visualizar seus objetivos se tornando reais.


E você, tem algum objetivo traçado em sua vida? Já tem suas metas devidamente estipuladas? Conte sua experiência através dos comentários!


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo