Como encontrar momentos de relaxamento com a vida corrida?



O relaxamento deve ser uma parte importante da vida diária de qualquer pessoa. Afinal, mantém a saúde mental e o bem-estar, especialmente durante períodos de estresse.


No entanto, momentos de lazer não devem ser confundidos com inatividade. O tempo livre é inútil e aumenta a preguiça. Nesse caso, o desejo de permanecer inerte é forte e muitas vezes leva à culpa depois de perder um dia ou período. Em suma, eles são ruins para sua saúde mental.


Tirar um tempo para relaxar, especialmente quando sua agenda está apertada, pode ter o efeito oposto: ser mais produtivo. Além disso, protegem contra doenças psicossomáticas e condições causadas pelo estresse.


Por que é tão importante relaxar?


O trabalho diário pode ser exaustivo. Compromissos sem fim criam estresse e ansiedade. A necessidade de se deslocar de um lugar para outro, ou passar muito tempo em pé ou sentado pode ser cansativo. A partir de então, as dores no corpo e a tensão muscular se instalam.


Logo, o humor é afetado.


A irritabilidade e a depressão podem interferir no aproveitamento do tempo de lazer. Quando você está muito cansado, a vontade de sair do bar ou de um churrasco com amigos ou familiares é muito forte. Rotinas apressadas tendem a afastar as pessoas.


Os dias passam tão rápido, as reuniões diminuem e as conversas em aplicativos de mensagens se tornam superficiais. Essa retirada é uma parte normal da vida adulta, mas pode ser combatida.


Exercícios de relaxamento em sua vida diária podem restaurar seu humor, energizar seu corpo e manter sua saúde mental. É também uma maneira eficaz de aliviar o estresse. Quando a mente relaxa, o corpo relaxa automaticamente e vice-versa.


Para quem tem um dia a dia agitado no trabalho, seja na carreira ou na família, o relaxamento é ainda mais importante. Se você optar por ficar temporariamente desconectado do mundo durante os tempos dedicados a liberar a tensão.


As pendências do dia a dia são esquecidas e a atenção é redirecionada para as nossas necessidades. Depois, seguimos com maior energia, foco e bom humor.


Quais os benefícios do relaxamento?


Os benefícios do relaxamento são imediatamente aparentes na vida diária e reforçados com a prática. Com o hábito de desacelerar, os estados psicológicos e emocionais são fortalecidos.


Entre os principais benefícios, destacam-se:

  • melhora na saúde do coração;

  • melhora na disposição;

  • fortalecimento do sistema imunológico;

  • redução do cortisol, causador do estresse;

  • melhora da memória;

  • diminuição do risco de AVC;

  • afastamento dos transtornos mentais, como depressão e ansiedade;

  • manutenção do peso ideal;

  • redução de tensão muscular;

  • alívio da dor crônica;

  • aumento da libido; e

  • promoção do bem-estar e bom humor.

Como buscar momentos de relaxamento?


Nem todo mundo tem tempo para agendar uma massagem profissional ou meditação por 60 minutos. Cortar horas ou mudar a maneira como se trabalha também pode não ser uma opção para a maioria.


Dormir ou cochilar não é o ideal, embora seja o desejo de muitas pessoas cansadas. Um cochilo adequado na hora de dormir pode prejudicar o humor, aumentar o cansaço e atrapalhar o sono noturno. A sonolência não é o objetivo deste relaxamento. Se você deseja adormecer mais rápido, deve optar pela meditação do sono, ou outras técnicas mais focadas nessa questão.


Então, como aproveitar os benefícios de tirar alguns minutos para desestressar? A boa notícia é que existem inúmeras formas. Veja a seguir algumas dicas!


Comece o dia com tudo o que tem direito


Tome um banho quente de manhã (ou água fria, se preferir) para relaxar os músculos. Mantenha sua mesa de café da manhã bonita e sua comida organizada. Sente-se e aproveite este despertar silencioso.


Desfrute da sua própria companhia. Muitas vezes preparamos tudo enquanto comemos, esquecendo que também devemos ser mimados de vez em quando!


Faça automassagem


Massageie-se em áreas mais apertadas do corpo, como ombros e pescoço. Além disso, massagear a parte superior dos olhos é muito eficaz para relaxar e cuidar desse órgão vital.


Você pode comprar aparelhos voltados para a automassagem para intensificar as sensações.


Ouça músicas e podcasts relaxantes


No caminho para o trabalho, coloque músicas ou podcasts divertidos, mas não toque em tópicos controversos. Tente manter sua manhã o mais tranquila possível para enfrentar o estresse diário.


Faça o mesmo na volta do expediente para se desligar dos acontecimentos do dia.


Pratique a gratidão


A gratidão é um poderoso catalisador para a felicidade. Apenas algumas palavras são suficientes para nos fazer sentir bem. Têm de ser honestamente faladas, escritas ou consideradas eficazes.


Pratique a gratidão diariamente em qualquer momento, especialmente quando se deparar com dificuldades.


Faça meditação


Se você não sabe como meditar, saiba que a meditação pode ser feita em 5 minutos. Não precisa ser praticada em casa. Por exemplo, você pode meditar durante o intervalo do trabalho ou na fila do banco. Nessas situações, mantenha os olhos abertos e concentre-se no objeto ou no chão.


A meditação também é uma técnica muito pertinente para estimular uma boa noite de sono.


Pratique atividades físicas


Para relaxar, caminhar é a atividade mais indicada. Também ajuda a limpar a mente, promovendo uma gostosa sensação de bem-estar.


A corrida é muito eficaz, visto que o relaxamento muscular e mental melhoram após o esforço físico. Se você tem um esporte favorito ou atividade física, é essencial ter tempo para isso em sua vida diária.


Organize o ambiente de trabalho


Um ambiente desordenado pode atrapalhar a saúde mental. Por isso, seu ambiente de trabalho e os cômodos da sua casa devem ser mantidos organizados.


A limpeza e organização não precisam ser metódicas, e sim garantir um ambiente livre de acúmulos.


Fique longe das redes sociais


Já pensou em ficar uma hora longe do seu celular? Ou não checar as redes sociais o dia todo? Faça este teste. Fique longe da internet por alguns horários predeterminados do dia.


A estimulação do contato constante pode levar à fadiga mental. Cortar alguns minutos por dia pode ajudar.


Faça alongamentos


Assim como na automassagem, o alongamento pode relaxar e alongar membros que estiveram tensos devido a um período de pequenos movimentos.


Alongar-se após o amanhecer, depois do almoço e quando você chega em casa depois do trabalho pode ajudá-lo a relaxar e aliviar a dor durante os horários mais movimentados do dia.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo