Como funciona a terapia?

Atualizado: 28 de nov. de 2021



Você já pensou ou sentiu vontade de fazer terapia? Antes de responder essa pergunta, precisamos enfatizar que terapia não é para ‘’loucos’’ ou pessoas perturbadas. Afinal, buscar um psicológico mesmo com a ausência de transtornos mentais é uma forma de preservar sua saúde mental e entender o seu emocional.


Apesar de ainda existir ideias equivocadas sobre o acompanhamento psicológico e terapêutico, o número de pessoas que busca profissionais para se autoconhecer ou para solucionar problemas emocionais cresce a cada dia.


De acordo com o teste DASS-21, aplicado no site da Vittude, 86% dos respondentes possuem algum tipo de transtorno mental. O estudo evidencia a importância de dedicar mais tempo a nossa saúde mental, tanto para tratar transtornos quanto para preveni-los.


Contudo, muita gente tem dúvida sobre como funciona o acompanhamento terapêutico. Por isso, preparamos um conteúdo completo a respeito do passo a passo da terapia e tudo o que envolve esse tratamento. Neste post, você verá os seguintes assuntos:

  • O que é terapia?;

  • Como funciona a sessão de terapia?;

  • Por que fazer terapia?;

  • Qual é o valor de uma sessão de terapia?;

  • Como escolher um bom terapeuta.

O que é terapia?


A psicoterapia, também conhecida como "terapia", é um método desenvolvido para reduzir o estresse emocional, determinar a causa dos problemas de saúde mental e ajudar os pacientes a descobrirem novas maneiras de lidar com os problemas da vida, tanto bons quanto ruins.


Sob a orientação de um psicólogo devidamente treinado, o tratamento envolve exames e uma compreensão profunda das escolhas de vida e das dificuldades enfrentadas por indivíduos, casais ou famílias.


A sessão terapêutica refere-se a uma reunião estruturada entre um psicólogo licenciado e um paciente, com o objetivo de melhorar alguns ou todos os aspectos da vida do indivíduo. Desse modo, a terapia inclui muitos tipos de tratamento e muitos médicos usam várias estratégias para a prática.


O aspecto chave é que o paciente colabora com o terapeuta e pode identificar melhorias e mudanças positivas ao longo do tempo, afinal, a maioria das terapias de uso amplo foi bem testada e considerada eficaz.

Como funciona a sessão de terapia?


É durante o processo de tratamento que todos os detalhes da relação entre paciente e profissional são refletidos. A terapeuta e o paciente se comunicam por quase uma hora: os dois conversam, discutem, ouvem-se atentamente e saem no final da sessão com perspectivas.


Em algumas sessões, os pacientes desabafam, recebem acolhimento, se sentem bem e acham que todo o processo vale a pena. No entanto, também há casos em que os pacientes se sentem zangados, frustrados e querem sair do consultório sem prometer voltar.


No decorrer do tratamento, a pessoa relata intimidade, compartilha acontecimentos importantes, compartilha visões inusitadas e diz a verdade que não foi revelada até agora, todos os quais possuem a riqueza que somente esse tipo de relacionamento pode proporcionar.


No consultório ou na terapia online, durante o processo de tratamento, podem ocorrer emoções como sorrisos, lágrimas, lembranças boas e ruins, saudades de casa, arrependimento, ansiedade e expressões de raiva.


Porém, essa é uma forma de o terapeuta acessar eventos que podem estar relacionados à condição atual do paciente. Quando todas as partes envolvidas falam a mesma língua e se movem juntas em direção a uma compreensão da mudança, o processo de tratamento se enriquece.


Durante o tratamento, o terapeuta intervém por meio da mediação da linguagem e até de algumas habilidades não verbais. Assim, o terapeuta não só precisa explicar as palavras do paciente, mas também formular hipóteses sobre problemas psicológicos e meios de intervenção.


Por que fazer terapia?


Se você quiser saber por que deseja receber tratamento, também pode considerar as possíveis desvantagens. O custo pode ser sua preocupação. Ou a dificuldade de ir ao escritório. Até mesmo a falta de tempo, devido ao trabalho diário.


Mesmo que você não esteja lidando com um trauma, pode estar passando por problemas que às vezes parecem difíceis de resolver, afinal, além de enfrentar os desafios da vida, o tratamento não é uma solução rápida e imediata.


No entanto, o tratamento também exige honestidade, tratando-se a si mesmo e ao terapeuta que trabalha com você. Mas se você estiver disposto a fazer o trabalho, o tratamento é gratificante.


Este é um espaço seguro e sem julgamento, onde você pode compartilhar qualquer coisa com profissionais treinados e eles ajudarão.

Dessa forma, a terapia é mais do que um momento de conversa com os profissionais, sendo um processo repleto de benefícios, principalmente a sensação de estar consigo mesmo, que pode ajudá-lo a resolver problemas antigos e atuais e evitar conflitos futuros.


Qual é o valor de uma sessão de terapia?


De acordo com a Tabela de Referência Nacional de Honorários dos Psicólogos em Reais, estabelecida pelo Conselho Federal de Psicologia, o valor médio de um tratamento terapêutico varia de R$100 a 150 reais.


Vale ressaltar que há atendimentos mais populares com valores mais baixos, como também sessões mais caras, que podem chegar a R$ 400.


É considerada as necessidades do paciente, trabalhando com ele para avaliar as necessidades e prioridades relacionadas ao acompanhamento. Na maioria dos casos, a consulta inicial vai esclarecer todas as questões e dar-lhe a oportunidade de aprender sobre o espaço, o profissionalismo e as relações de amizade que são essenciais no início do trabalho.


Como escolher um bom terapeuta?


Em primeiro lugar, é necessário utilizar a sua rede (seja de amigos ou familiares) ou a Internet para encontrar psicólogos ao seu alcance em todos os aspectos.


Depois de concluir a pesquisa, você deve se concentrar em encontrar o terapeuta com o qual se sentirá à vontade. O tratamento não é um processo simples e seu terapeuta não é seu amigo.


Contudo, é claro que você pode escolher um terapeuta que respeite sua personalidade, opiniões e suas características. Afinal, se não puder ser sincero e sentir que precisa mentir para o terapeuta ou ocultar informações importantes, não receberá ajuda real.


Se você quer saber mais sobre o assunto, confira nosso conteúdo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=1Po9ZyNUSgE




13 visualizações0 comentário