Como nutrir a saúde emocional: 9 dicas de autocuidado

Atualizado: 8 de nov. de 2021



Desenvolver hábitos saudáveis é fundamental para o nosso corpo e, claro, para a nossa mente. Em tempos tão complicados e ansiosos como o que estamos vivendo, praticar o autocuidado é uma forma de nutrir a saúde emocional e nos olharmos com mais amor e respeito.


Sendo assim, queremos propor as seguintes reflexões: como você tem cuidado de si mesmo? Você separa um tempinho para fazer as coisas que realmente gosta? Ou costuma deixar sua felicidade de lado para suprir os desejos e necessidades de terceiros?


O autocuidado refere-se a um conjunto de atitudes que cada um faz com o intuito de cuidar melhor do corpo e da mente. E, embora não pareça, há muitas atitudes simples que podem ser consideradas autocuidado. Separamos algumas delas a seguir. Confira!


Mas, afinal, o que é autocuidado?


Como mencionamos acima, autocuidado é um conjunto de hábitos relacionados a cuidar de si mesmo. Uma vez que se fala em desenvolver ações de autocuidado, fala-se em estar atento às próprias necessidades e priorizar momentos que lhe fazem bem.


No entanto, muitas pessoas costumam confundir o autocuidado com egoísmo. É claro que é importante cuidar das pessoas que estão à sua volta, mas não é saudável cuidar de terceiros e deixar suas prioridades em último lugar.


Cuidar de si não significa deixar os outros de lado. Cuidar de si é garantir que você esteja bem para auxiliar as pessoas. Cuidar de si não deve ser nenhum sacrifício. É por isso que precisamos olhar com mais amor para nós mesmos.


9 hábitos de autocuidado


Agora que você já sabe o que é autocuidado e a importância de nos tratarmos com mais amor, confira abaixo 9 dicas fáceis de autocuidado para introduzir de forma simples em seu dia a dia:

1. Tenha uma rotina de sono


Ter uma boa noite de sono adequada e reparadora fará toda a diferença. O tempo ideal depende de cada organismo, mas recomenda-se cerca de 8 horas por dia.


Para descansar o cérebro, é importante seguir todas as recomendações conhecidas, como evitar usar aparelhos eletrônicos antes de se deitar ou ingerir alimentos pesados antes de ir para a cama. Tenha em mente que noites em claro reduzem a concentração durante o dia e causam alterações de humor.


2. Mantenha a alimentação saudável


É importante, também, manter hábitos saudáveis, ingerir alimentos que contenham vitaminas essenciais e seguir uma boa qualidade nutricional.


Isso não significa que a comida deva ser restrita ou sem sabor. Além de uma comida super gostosa e saudável, você não precisa se ater a esses cardápios 100% do tempo: se livrar da rotina ocasionalmente também pode ser bom para a saúde mental!


3. Tenha uma vida social ativa e tranquila

Tenha uma vida social tranquila, viva em harmonia com os outros, mantenha contato com amigos, família, e por aí vai.


Ninguém vive sozinho, portanto, ter um sistema de apoio de pessoas que ama também é benéfico para a saúde mental. Divertir-se, trocar informações e conversar com os amigos também é autocuidado.


4. Estabeleça suas prioridades


Lembre-se que você não pode abraçar o mundo com as duas mãos. Você precisa listar suas prioridades pessoais e profissionais. Ter metas claras e alcançáveis ​​o ajudará a reduzir a ansiedade e a frustração - apenas no caso de as coisas não saírem de acordo com o planejado.


A dica é organizar seu trabalho diário para lidar facilmente com todas as tarefas. Faça um cronograma de trabalho (se ainda estiver em home office) e um cronograma para lidar com as tarefas domésticas.


Tenha em mente que uma forma de cuidar de si mesmo é estar perto de quem você ama. Portanto, passe algum tempo com sua família e fique longe de telefones celulares, computadores ou qualquer outra distração.


Que tal cozinhar com as pessoas que ama? Ou mesmo assistir a uma série ou filme em família? Fortaleça a ligação emocional e lembre que as pessoas especiais são fundamentais para a nossa saúde mental.


5. Tome um banho relaxante


Que tal se livrar da rotina com um método especial de banho? Prepare o banheiro com velas perfumadas ou algumas gotas de óleo essencial no banho, coloque uma música relaxante e curta o momento.


Lave cuidadosamente os cabelos e o corpo, cheire a fragrância do produto e do ambiente e procure focar sua atenção neste processo de autocuidado.


6. Faça skincare


É muito importante reservar um tempo para se dar um pouco de carinho. Portanto, separe algum tempo do dia para cuidar da sua pele e do seu corpo.


Não precisa apostar em tratamentos sofisticados, alguns passos básicos, como lavar o rosto de manhã e à noite, usar um limpador adequado ao seu tipo de pele e usar protetor solar e creme são suficientes para manter esta região saudável.


7. Massageie seu corpo e rosto


Quebre a rotina mais uma vez e dê-se um pouco de carinho. Passe alguns minutos aplicando creme hidratante enquanto massageia o corpo e o rosto. Aplique suavemente nas têmporas, maçãs do rosto, pescoço, mãos, entre outros.


8. Hidrate os fios


Além de hidratar a pele, cuidar dos cabelos também é muito importante. Use uma máscara ou ampola hidratante no cabelo uma vez por semana para melhorar o cuidado com os fios.


9. Psicoterapia


Esse tipo de ajuda profissional pode permitir ao indivíduo compreender melhor a si mesmo e às suas decisões, auxiliando na resolução de conflitos e, assim, ter uma melhor qualidade de vida.


Além disso, existem, é claro, tratamentos para problemas psicológicos, como ansiedade e depressão, que visam garantir a saúde mental.


Esses são hábitos comuns que têm um grande impacto em nosso bem-estar. É importante encontrar harmonia e equilíbrio no dia a dia, a partir de comportamentos saudáveis ​​e hábitos não sobrecarregados.



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