Como organizar a semana e ser mais produtivo?


Saber como organizar a semana é a chave para ser mais produtivo e manter a sua rotina em ordem. Assim, se você é a pessoa que acorda na segunda-feira sem nada planejado e organizado, muito provavelmente está perdendo no que diz respeito à produtividade.


Dessa forma, é possível que você tenha uma série de atrasos, perda de prazos e até mesmo que arque com situações capazes de gerar uma percepção negativa em relação ao seu desempenho, foco e forma em que lida com a vida.


Em contrapartida, com uma rotina organizada e bem planejada, você consegue estabelecer um equilíbrio entre a sua vida pessoal e profissional, fazendo com que o tempo renda, além de evitar distrações que tiram o seu foco no que precisa ser realizado.


Por essa razão, preparamos este conteúdo com o objetivo de mostrar a você como organizar a semana e manter uma rotina padronizada. Hoje você verá a importância de planejar as suas atividades - pessoais ou não - com antecedência. Boa leitura!


Qual a importância de organizar a semana?


Como destacamos acima, saber organizar a semana é fundamental para ser produtivo e alcançar bons resultados, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Afinal, dependemos de calendários para equilibrar nossas tarefas e compromissos diários.


Quando você se dedica à organização pessoal a cada segunda-feira, por exemplo, consegue utilizar melhor o seu tempo, estipular tudo o que precisa ser realizado e cumprir todas as atividades destinadas à você.


Do contrário, a falta de planejamento pode gerar dias caóticos, compromissos adiados e uma série de tarefas procrastinadas. E vale mencionar que todos esses fatores podem contribuir - e muito! - com o aumento do estresse.


Além disso, quanto menos organizada for a sua semana, mais distante ficarão os seus sonhos e metas, como trocar de carro, comprar a casa própria ou mesmo fazer aquela viagem para o exterior.


Mas, afinal, como organizar a semana?


O primeiro passo para organizar a semana é reconhecer que ela precisa ser planejada. Mas há uma série de outras maneiras de planejar as suas atividades com antecedência e levar dias mais produtivos. Confira 5 delas a seguir:


1. Escolha uma plataforma de organização


Independente do método de organização que mais se adapta a sua realidade, é fundamental contar com uma plataforma para que você possa registrar seus prazos, suas metas e tarefas que precisam ser entregues.


Pode ser um quadro físico, uma planilha, um aplicativo de gerenciamento de tarefas, uma folha de papel ou mesmo o Google Agenda, o ideal é que você anote tudo o que precisa ser executado durante a semana.


2. Defina suas metas, tarefas e compromissos


Antes de mais nada, é necessário definir a data ideal para fazer o seu planejamento. E, claro, o domingo à noite é o período mais recomendado. Com isso, defina quais serão as metas, tarefas e compromissos. Confira alguns exemplos:

  • Metas: concluir um projeto que vai revolucionar a rotina do trabalho, finalizar aquele curso online, terminar de ler um livro ou praticar exercícios três vezes por semana;

  • Tarefas: realizar as atividades domésticas, ir ao supermercado, lavar as roupas que estão no cesto, conversar com um colega de trabalho, e por aí vai;

  • Compromissos: reuniões profissionais, consultas médicas, eventos, faculdade, festas de aniversário, entre outros.

Com exceção dos compromissos, que já têm data e horário estipulados, é fundamental estabelecer prazos para a entrega das metas e tarefas.


3. Aponte as suas prioridades


Caso você não consiga cumprir com todas as metas, tarefas e compromissos que foram estipulados no início da semana, não se preocupe! É comum surgirem situações que afetem a nossa rotina, como o trânsito caótico, por exemplo.


Por essa razão, é fundamental apontar as suas prioridades, registrando quais são as atividades urgentes e importantes e quais podem esperar um outro momento.


A ferramenta de organização de tarefas Trello, permite que você insira cores e símbolos que indicam o grau de importância de cada atividade e projeto.


4. Planeje suas refeições, atividades físicas e lazer


Um erro muito comum na hora de fazer o planejamento semanal é não incluir atividades rotineiras como refeições, cuidados domésticos, exercícios físicos e momentos para descansar durante os períodos estipulados.


Embora seja comum, não pode ser praticado. Isso pode refletir na baixa motivação, produtividade e, por consequência, afetar os seus momentos de lazer. Para evitar essa possível realidade, você pode:

  • Pensar em uma alimentação saudável durante a semana, preparando marmitas no domingo ou mesmo encomendando com um profissional de confiança;

  • Utilizar o final de semana para organizar a bagunça da casa, como a mesa do escritório e a geladeira;

  • Incluir as atividades domésticas (limpeza de banheiros, tirar o lixo, varrer a casa) em algum dia da semana;

  • Delimitar um tempo para realizar as atividades físicas durante o dia;

  • Deixar um espaço na agenda para cumprir com suas atividades de lazer, como descansar, ler um livro, ir ao cinema, sair com amigos e família, entre outras.

5. Divida a semana em blocos de tempo


Por fim, uma prática muito assertiva para organizar a semana e dar conta de tudo que precisa ser entregue é dividir as atividades e compromissos pessoais em blocos de tempo. Mas o que isso significa?


Bom, um bloco de tempo nada mais é que um período do dia reservado para realizar um conjunto de atividades do mesmo contexto - ou seja, que possuem alguma conexão e ligação entre si.


De acordo com o especialista em produtividade Geronimo Theml, autor da obra Produtividade para quem quer tempo, essa prática auxilia a executar a lista de afazeres e manter a motivação, pois une tarefas semelhantes para estimular o cérebro.


De maneira mais simples, você pode criar um bloco de tempo em que você acorda, toma café, faz uma hora de exercícios físicos e vai ao trabalho. Durante à noite, você pode ter um bloco dedicado aos momentos de lazer e conversas com a família.


Gostou das nossas dicas sobre como organizar a semana e ser mais produtivo? Deixe o seu comentário contando como o artigo foi útil para você!

5 visualizações0 comentário