top of page

Conheça os benefícios da uva para a saúde


Quando falamos em propriedades nutricionais da uva, para muitos vem à mente a ideia do consumo de uma pequena taça de vinho.


Porém, os efeitos positivos desse alimento estão associados não só ao vinho e ao suco de uva, mas também ao fruto in natura, seja a uva roxa ou verde/branca.


Elas são donas de propriedades extremamente benéficas para o organismo. Estudos recentes comprovam que elas são responsáveis por dar um "up" em nossas atividades cerebrais, melhorando, inclusive, a capacidade de memória!


De acordo com a nutricionista Daniella Chein, em sua forma natural (ou através do suco integral da fruta), a uva é fonte de vitaminas do complexo B, C, K e E, além dos minerais cálcio, ferro, zinco, potássio, fósforo e magnésio, que também são aliados quando o assunto é boa memória e cérebro ativo:


"Estudos da Universidade Americana de Cincinnati provaram que os antioxidantes presentes na uva e em sua casca, em especial o resveratrol, são capazes de reforçar a atividade cerebral, o que acarreta na recuperação de boa parte da memória. Esse poderoso antioxidante age diretamente nas células, trazendo tais benefícios", explica a profissional.


Levando isso em conta, preparamos este conteúdo para falar um pouco mais sobre os benefícios da uva para a saúde. Confira!


O resveratrol e os benefícios para o cérebro


Encontrado principalmente nas sementes das uvas roxas, a substância antioxidante se torna um perfeito aliado para o bem-estar cerebral.


Isso acontece porque o resveratrol auxilia no transporte de oxigênio para o órgão, beneficiando todas as funções. Além disso, ele protege as células cerebrais, prevenindo a morte causada pela deficiência de oxigênio.


A substância também atua na ativação da memória e na prevenção do Mal de Alzheimer, demência e outras doenças degenerativas causadas pela ausência do resveratrol no cérebro, proporcionando assim uma qualidade para nossa saúde mental.


Veja outros benefícios da uva para a saúde:


Auxilia na prevenção de diabetes


A fruta tem sido associada por pesquisadores a um menor risco de diabetes tipo 2. Apesar de ter muita frutose (açúcar que vem da fruta), a uva tem um baixo índice glicêmico, o que impede de te dar pico de insulina no sangue.


Torna a pele bonita e saudável


Rica em agentes antioxidantes, a pequena fruta atua no combate das ações dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce das células e proporcionando uma pele jovial por mais tempo. Rugas e acne também são reduzidas com o seu consumo.


Turbina o cérebro


Os polifenóis da uva desempenham um papel na sinalização de neurotransmissores e ajudam a reduzir o risco de oxidação prejudicial, ambos ligados a um menor risco de declínio cognitivo cerebral.


Assim, estudos realizados pela Universidade da Suíça viram que o composto ajuda a combater placas e radicais livres que podem prejudicar o cérebro e, potencialmente, causar a doença de Alzheimer.


Ajuda a reduzir os riscos de alguns tipos de câncer


Outro antioxidante presente na fruta é o flavonóide, que combate a oxidação das células do nosso corpo.


Estudos têm conectado a redução do risco de certos tipos de câncer com o aumento do consumo de flavonóides, presentes também em frutas e legumes vermelhos e nos chocolates.


É anti-inflamatória


A inflamação não controlada aumenta o risco de quase todas as doenças crônicas, incluindo obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e câncer. Dessa maneira, os compostos anti-inflamatórios naturais da uva atenuam a inflamação em nível celular.


E vamos de receitinhas bem práticas?


Suco de uva e chá verde


Ingredientes

  • 1 copo de água fervente;

  • 1 sachê de chá verde;

  • 5 uva verde sem caroços;

  • 1 copo de água de coco;

  • adoçante a gosto;

  • cubo de gelo a gosto.

Modo de preparo


No liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata até ficar homogêneo.

Coe numa peneira e sirva a seguir.


Focaccia de uva


Ingredientes

  • 1 e ½ colher de chá de fermento seco;

  • 1 colher de sopa de açúcar;

  • 1 e ¼ xícaras de água morna;

  • ¼ xícara de azeite de oliva;

  • 500g de farinha de trigo;

  • 1 colher de chá de sal.

Modo de preparo


Pré-aqueça o forno a 200 graus. Junte o fermento e o açúcar numa vasilha com a água morna e deixe descansar. Acrescente o óleo.


Numa outra vasilha coloque a farinha de trigo e o sal e junte delicadamente a mistura com fermento. Misture bem com uma espátula para que líquidos e a farinha se incorporem. Passe a massa para uma superfície enfarinhada e sove por 10 minutos.


Pegue uma vasilha e salpique farinha de trigo, transfira a massa para ela, cubra e deixe num canto para crescer. Ela deve dobrar de tamanho dentro de aproximadamente 1 hora. Divida a massa em duas partes e abra a massa.


Transfira a massa para as assadeiras, corte as uvas ao meio e espalhe-as igualmente entre as focaccias. Jogue o alecrim por cima. Deixe descansar por mais uns 10 minutos e leve-as ao forno pré-aquecido por uns 15 minutos. Retire-as do forno, pincele com mel e leve de volta ao forno por 5 minutos.


E aí, está pronto para fazer essas receitas deliciosas e ainda fazer bem para a sua saúde? Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com os amigos.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page