Crise emocional: o que é e quais são os sintomas?



Uma crise emocional pode assustar pessoas que nunca ouviram falar de seus sintomas e efeitos físicos. Esta é uma forma de esgotamento mental que pode afetar qualquer indivíduo que não consiga lidar de maneira saudável com o estresse e a tensão da vida cotidiana.


Todas as pessoas têm limites e, quando os limites são ultrapassados, surgem os desequilíbrios emocionais, levando à perda de controle e às crises ganhando força. Por isso, é importante conhecer seus limites e estar atento às suas emoções


Se quiser saber mais sobre o que é uma crise emocional e como evitá-la, continue a leitura deste artigo e tenha acesso a todas as informações sobre o assunto.


O que é uma crise emocional?


As crises emocionais são caracterizadas por desgastes psicológicos, que podem ser causados ​​por diversos fatores na vida de uma pessoa. Também conhecido como desabafo emocional, ele se instala quando o sofrimento mental é tão grande que ultrapassa a capacidade do indivíduo de lidar com a crise.


Todo mundo tem limites, ou seja, o grau máximo em que podem lidar com problemas de estresse psicológico. Quando esse limite é excedido, ocorre uma crise, que é resultado da incapacidade de eliminar as tensões do dia a dia de forma natural.


Uma pessoa equilibrada também acumula tensões, no entanto, consegue aliviá-las para que não cresçam a ponto de se tornarem um grande problema.


Quais são os sintomas de uma crise emocional?


As crises emocionais podem se manifestar de várias maneiras, incluindo sintomas físicos. Os psiquiatras explicam que as crises são distúrbios internos que não lidamos de maneira ideal e, quando se manifestam fisicamente, é porque é difícil se livrar da tensão. Com isso, acabam somatizando e usando o próprio corpo como válvula de escape.


Alguns dos sintomas físicos mais comuns são:

  • refluxo;

  • úlceras;

  • gastrite;

  • taquicardia;

  • respiração ofegante;

  • desmaio;

  • náuseas;

  • confusão mental.

No entanto, os sintomas físicos nem sempre aparecem. Por exemplo, em algumas pessoas, uma crise pode desencadear uma explosão de raiva. Em outros, depressão, ansiedade, ataques de pânico, fobias, mudanças nos hábitos alimentares e de sono. Algumas pessoas também acabam evitando atividades sociais, isolando-se ou negligenciando as tarefas diárias.


O que pode desencadear uma crise emocional?


Uma crise emocional é um alerta para que as pessoas procurem ajuda e entendam a causa de seus sintomas. O tratamento depende de um diagnóstico correto.


Vários fatores podem ocasionar uma crise emocional, entre eles:

  • conflitos em relacionamentos;

  • perda de um ente querido;

  • estresse e pressão em excesso no trabalho;

  • situações de violência;

  • problemas financeiros;

  • perda de emprego;

  • uso de substâncias tóxicas.

Deve-se enfatizar que a crise emocional não é uma doença, mas uma reação do corpo a uma situação de sofrimento psicológico intenso, que não é controlada de maneira adequada.


Quais são os sinais de que uma crise emocional está próxima?


Os sinais podem mudar um pouco de uma pessoa para outra, mas, no geral, é importante ficar atento ao seguinte:


Ansiedade constante


Os indivíduos vivem constantemente com dor sobre o passado ou o futuro, ansiando pelo que está prestes a acontecer. Não conseguir lidar com a imprevisibilidade da vida e sentir-se ansioso o tempo todo pode ser um sinal de uma crise iminente.


Negligência com tarefas rotineiras


O sofrimento psicológico também pode mudar a maneira como uma pessoa se relaciona com suas tarefas e responsabilidades diárias. Apatia relacionada a coisas que anteriormente despertavam interesse é comum.


Insatisfação constante


Mesmo que tudo corra bem, a insatisfação persistente é um alerta importante de que as coisas não vão bem e que questões internas precisam ser analisadas e trabalhadas.


Como evitar crises emocionais?


Primeiro, quando ocorre uma crise emocional, são necessários testes para descartar quaisquer problemas de saúde física. Aprender a reconhecer uma crise e ser capaz de gerenciá-la é importante para lidar melhor com esse tipo de falha.


Aqui estão algumas dicas para prevenir crises emocionais:


1. Psicoterapia


O caminho para a prevenção e tratamento é o autoconhecimento, que pode ser aprofundado por meio do tratamento. Ao se conhecer melhor, entender seus gatilhos e padrões de comportamento, você estará mais preparado para lidar com a tensão e o estresse do dia a dia.


Além disso, a terapia é uma excelente ferramenta para desenvolver a inteligência emocional, uma habilidade essencial para aprender a reconhecer e gerenciar emoções.


Lembre-se, o tratamento não é recomendado apenas para aqueles que enfrentam problemas de saúde mental. Também é um grande aliado na prevenção de doenças mais graves e ideal para cuidar da autoestima e aprender a lidar com conflitos internos.


2. Técnicas de respiração


A respiração desempenha um papel muito importante no gerenciamento de crises emocionais, pois um dos primeiros sintomas muitas vezes é uma mudança na mesma. É normal ficar mais ofegante e com falta de ar.


Portanto, incorporar técnicas de respiração em sua vida diária é uma ótima maneira de prevenir e tratar crises. Um exemplo é a respiração lenta e profunda, que acontece da seguinte forma:

  • na inspiração, encha a barriga e depois o peito;

  • na expiração, solte a barriga e depois o peito;

  • repita lentamente dez vezes e concentre-se na entrada e saída do ar.

Uma dica: deite-se de olhos fechados e coloque uma mão na barriga e outra no peito para notar os movimentos de subida e descida.


3. Pratique exercícios físicos


A saúde mental está diretamente relacionada ao cuidado físico, por isso o exercício é tão importante. Entre seus principais benefícios, podemos citar a redução dos níveis de estresse e ansiedade, além de fornecer mais energia e ajudar a melhorar a autoestima.


Além disso, a atividade física libera endorfinas e serotonina, que são boas para melhorar a concentração, melhorar o humor, regular o sono e aumentar a qualidade física e mental.


Previna-se


Atenção e cuidado com o estresse e a tensão do dia a dia são essenciais para prevenir crises emocionais. Todos passarão por momentos mais difíceis e pesados ​​em sua vida, mas estar mentalmente preparado será diferente.


Portanto, cuidar da saúde mental não deve se tornar rotina apenas quando uma crise já está instalada. Precisa ser uma prioridade diária para que questões maiores não encontrem espaço em sua vida.


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