Desmotivado com o trabalho? 5 dicas para aumentar a motivação


Você já se sentiu desmotivado para ir trabalhar? Se sim, não tenha vergonha ou se sinta frustrado por não enfrentar a rotina de maneira proveitosa. Afinal, todos nós já perdemos a motivação e a vontade de realizar tarefas profissionais em algum momento da vida.


Embora pareça difícil livrar-se da rotina monótona e realmente sentir prazer em entregar resultados e caminhar junto a empresa, é possível, sim, lidar com o dia a dia profissional e usufruir de pequenas coisas. Para isso, a mudança de hábitos é um passo indispensável.


Dessa forma, abandone a ideia de que ‘’se o trabalho não é nada motivador, então abandone-o e procure outro’’. Ainda que seja uma estrada longa e árdua, continuar andando é importante para encontrar os motivos reais pelos quais você faz o que faz.


Antes de mais nada, é essencial esclarecer que o objetivo deste conteúdo não é julgar o teto alheio, uma vez que nós, da Lapidando Mentes, falamos constantemente de empatia. Mas, sim, mostrar meios para que você encontre motivação para trabalhar.


Sendo assim, preparamos este texto para que você saiba a verdadeira importância de trabalhar motivado e, principalmente, como manter a motivação em alta. Neste post, você encontrará os seguintes tópicos:

  • O que é motivação no trabalho?

  • Qual a importância da motivação no ambiente corporativo?

  • 5 dicas para se manter motivado.

O que é motivação no trabalho?


A motivação no trabalho está diretamente relacionada ao que move o indivíduo a exercer suas atividades e contribuir para o crescimento da empresa na qual trabalha. Com isso, o funcionário passa a executar suas funções com assertividade, precisão e efetividade.


Além disso, é importante mencionar que a motivação impacta diretamente na forma em que o trabalhador ocupa seu cargo, se relaciona com os colegas e realiza tarefas em grupo. Por isso, é fundamental que a empresa, também, desenvolva um bom clima organizacional.


De maneira geral, a motivação pode ser caracterizada como uma espécie de ‘’guia’’ para que o indivíduo consiga encarar a rotina profissional de forma prazerosa, de modo a alcançar seus objetivos individuais e as metas estabelecidas pela empresa.


Qual a importância da motivação no ambiente corporativo?


Ficou claro que manter a motivação no trabalho é importante para que todos executem suas atividades corretamente, certo? Além disso, funcionários motivados querem trabalhar pela empresa, o que facilita a criação de laços e relações no ambiente de trabalho.


Outro fator que revela a importância de se manter motivado é a produtividade. Uma vez que você se sente feliz com sua vida profissional, automaticamente passa a fazer grandes entregas, sendo mais criativo e comprometido com o trabalho.


Vale ressaltar ainda que o crescimento pessoal e profissional são pontos diretamente relacionados à motivação. É importante entender que profissionais desmotivados não investem em suas carreiras, afetando seu desenvolvimento como um todo.


Para que você possa manter-se motivado e, posteriormente, desenvolver suas habilidades e competências profissionais, é necessário adotar novos hábitos. Então, veja a seguir algumas dicas que podem melhorar a sua relação com o trabalho. Vamos lá?


5 dicas para se manter motivado


A motivação no trabalho está voltada para o estado de espírito e emocional de um indivíduo. No entanto, ela também depende da empresa na qual a pessoa está inserida. Por isso, selecionamos 5 dicas para que você se mantenha motivado no ambiente de trabalho:


1. Organize suas atividades


O primeiro passo para manter a motivação no trabalho é saber exatamente o que você está fazendo. Embora pareça estranho ou incomum, você já deve ter parado em algum momento do dia e pensado ‘’o que estou fazendo?’’


A quantidade de demandas diárias aliada a desmotivação gera uma sensação estranha de que nunca terminamos algo ou de que tudo está incompleto. Para evitar essa realidade, vale criar uma lista com as atividades que é preciso realizar no dia. Aposte em aplicativos de gerenciamento de tarefas durante o processo!


2. Defina metas


Outra maneira de se manter motivado é traçar metas a serem cumpridas. Isso fará com que você fique mais focado e aumente o seu desempenho. Definir um ponto em que se deseja alcançar promove a sua realização pessoal, bem como o seu bem-estar no trabalho.


Entretanto, lembre-se de traçar metas reais, que sejam flexíveis e que possam ser adaptadas a sua rotina. Com isso, você será guiado por seus objetivos e por prazos que dificilmente serão prolongados.


3. Valorize o seu trabalho


Saber valorizar o seu trabalho e gostar daquilo que faz é o terceiro passo para se manter motivado no período no ambiente corporativo. Afinal de contas, é como muita gente diz "Mais importante do que fazer aquilo que se gosta, é gostar daquilo que se faz".


Portanto, analise os pontos positivos do seu trabalho, como ele transforma a vida das pessoas, e isso fará com que você se apaixone por suas atividades. Busque excelência, faça com dedicação e, assim, você se sentirá mais motivado.


4. Construa bons relacionamentos


Vale lembrar que você passa a maior parte do dia em contato com outras pessoas. Por isso, é de suma importância construir relacionamentos saudáveis e agradáveis. Essas relações tornarão o ambiente de trabalho mais prazeroso e produtivo, fazendo com que todos sintam-se motivados.


Certamente você deve colocar o profissionalismo acima de qualquer outra coisa. Porém, seja sempre cordial e gentil. Além disso, não faltarão boas conversas na hora de tomar aquele ‘’cafezinho’’ da tarde.


5. Faça terapia


Engana-se quem pensa que terapia é ‘’coisa de doido’’. Na verdade, a terapia pode contribuir para o seu processo de autoconhecimento, autoaceitação e, inclusive, melhorar as suas relações profissionais.


Gostou do nosso post sobre como se manter motivado no trabalho? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo