Estresse: 6 hábitos que podem ajudar a reduzi-lo



Estresse, um problema crescente! Uma pesquisa global recente com 1.000 empresas pelo Regus Group em 15 países descobriu que 6 em cada 10 funcionários nas principais economias do mundo sofrem mais estresse no local de trabalho.


Com a pressa de hoje, o excesso de informações e a necessidade natural da economia por melhores resultados, cada um de nós deve aprender medidas para gerenciar e reduzir o estresse. Pode parecer difícil, mas com autoconhecimento e algumas mudanças de hábitos, é muito possível equacionar trabalho, resultados e qualidade de vida!


O que é o estresse?


Segundo a Organização Mundial da Saúde, 90% da população mundial é vítima de estresse. Dados da ISMA Brasil, International Stress Management Association, classificam o Brasil como o segundo país com os maiores níveis de estresse do mundo.


O estresse é uma resposta natural do nosso corpo que é acionada sempre que nosso corpo sabe que estamos passando por uma situação ameaçadora ou perigosa. Quando presente apenas nesses momentos, o chamado estresse agudo, deve ser visto como algo normal, pode até nos proteger e nos lembrar de agir em determinadas situações.


Então a questão é quando isso se torna crônico, ou seja, quando as pessoas estão constantemente estressadas. Nesta situação, encontrar maneiras de reduzir o estresse é crucial.


Como gerenciar o estresse?


Diminuir o estresse é uma questão de saúde, bem-estar e qualidade de vida. Por isso, é tão importante que você saiba como fazer isso.


1. Evite cafeína, álcool e nicotina


Evite ou pelo menos reduza a ingestão de nicotina e quaisquer bebidas que contenham cafeína e álcool. A cafeína e a nicotina são estimulantes e, portanto, aumentam em vez de diminuir os níveis de estresse.


O álcool, por sua vez, é um depressor quando consumido em grandes quantidades, mas pode atuar como estimulante quando consumido em quantidades menores. Sendo assim, usar o álcool como uma forma de aliviar o estresse não é útil.


Troque bebidas cafeínadas e alcoólicas por água, chás de ervas ou sucos naturais diluídos e mantenha-se hidratado, pois isso permitirá que seu corpo lide melhor com o estresse.


2. Pratique atividade física


Situações estressantes aumentam o nível de hormônios do estresse, como adrenalina e cortisol em seu corpo.


Esses são hormônios de "luta ou fuga" que a evolução criou em nossos cérebros para nos proteger de danos físicos imediatos quando ameaçados. No entanto, o estresse na sociedade moderna raramente é aliviado pela resposta de luta ou fuga, então a atividade física pode substituir o metabolismo excessivo dos hormônios do estresse, produzindo neurotransmissores que ajudam a mente e o corpo a retornar a um estado saudável.


Então, fique calmo e relaxe. Quando estiver estressado e nervoso, saia e faça uma caminhada rápida. Tente incorporar alguma atividade física em sua rotina antes ou depois do trabalho ou no almoço regularmente. A atividade física regular também pode melhorar a qualidade do sono.

3. Durma mais


A falta de sono é uma das principais causas de estresse. Infelizmente, contudo, o estresse também pode atrapalhar nosso sono, e nossas mentes continuam girando, impedindo-nos de relaxar o suficiente para adormecer.


Seu objetivo deve ser maximizar o relaxamento antes de dormir, em vez de depender de medicamentos. Certifique-se de que seu quarto seja um oásis de tranquilidade que não o lembre de coisas que causam estresse.


Se você sabe que a cafeína pode causar distúrbios do sono, evite-a durante a noite e, claro, o consumo excessivo de álcool. Pare de fazer qualquer trabalho mentalmente exigente algumas horas antes de dormir para que você possa dar tempo ao seu cérebro para se acalmar.


Tente tomar um banho quente ou ler um livro calmo e pouco exigente por alguns minutos para relaxar o corpo, forçar os olhos e ajudá-lo a esquecer as coisas que o preocupam.


Você também deve ir para a cama no mesmo horário todos os dias para que seu corpo e mente se acostumem a uma hora de dormir previsível.


4. Aplique algumas técnicas de relaxamento


Todos os dias, tente relaxar a mente e o corpo através de técnicas de redução de estresse. Existem muitas maneiras testadas e comprovadas de reduzir o estresse, então experimente algumas e veja o que funciona melhor para você.


Por exemplo, experimente a meditação, que é muito simples e pode ser feita em qualquer lugar, até mesmo na sua mesa ou no seu carro. Um truque muito simples é focar em palavras ou frases que tenham um significado positivo para você. Palavras como "calma", "amor" e "paz" funcionam bem, ou você pode pensar em um mantra autoafirmativo como "minha vida deve ser calma" ou "me deixe calmo".


Concentre-se na palavra ou frase de sua escolha; se você perceber que sua mente está vagando ou perceber que pensamentos intrusivos estão entrando em sua mente, apenas ignore-os e volte sua atenção para a palavra ou frase de sua escolha. Se você ficar nervoso novamente mais tarde, apenas repita sua palavra ou frase silenciosamente.


Não se preocupe se você achar difícil relaxar no primeiro momento. O relaxamento é uma habilidade que precisa ser aprendida e que melhora com a prática.


5. Assuma o controle

Problemas que parecem impossíveis na superfície podem desencadear estresse. Aprender a encontrar soluções para questões emblemáticas o ajudará a se sentir mais no controle, o que diminuirá seus níveis de estresse.


Uma ótima maneira de assumir o controle é criar uma lista com inúmeras soluções para diferentes problemas. Identifique os pontos bons e ruins de cada situação e selecione a melhor forma de resolvê-la. Liste cada passo necessário para encontrar a solução: o que será feito, como será feito, quando será feito, quem está envolvido e onde será realizado. Seja o protagonista!


6. Descanse quando estiver cansado


Se você não estiver se sentindo bem, não precisa continuar fazendo mil coisas ao mesmo tempo. Um curto período de descanso fará com que você se recupere e manterá a sua mente ativa por mais tempo.


38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo