Leitura: como esse hábito ajuda na saúde mental



“Um dia frio, um bom lugar pra ler um livro…”. A música de Djavan nos mostrou quanto prazer a leitura pode nos trazer e proporcionar paz e relaxamento. E ele não está errado! Os psicólogos acreditam que a leitura pode ser um bom tratamento para ansiedade, estresse e até depressão.


Quando lemos um bom livro, podemos nos transferir para a história que está sendo contada. Podemos até ir para outro país, outra época ou outro mundo sem sair de casa. Com isso, também podemos nos livrar temporariamente de nossos problemas, preocupações e ansiedades.


A leitura, a depressão e a ansiedade


Estamos tão preocupados com nossa estética, aparência e saúde física que muitas vezes negligenciamos nossa saúde mental. Contudo, quando o emocional não vai bem, geralmente afeta todo o resto também.


A ansiedade e a depressão têm sido consideradas pelos psicólogos como as doenças do século. Durante a terapia, concluiu-se que cada vez mais pessoas sofrem dessas doenças mentais devido a estilos de vida agitados, demandas ocupacionais, vida cotidiana estressante ou relacionamentos complexos.


Nossas vidas passam tão rápido que nossos cérebros não conseguem encontrar tempo para organizar nossos pensamentos. Em teoria, isso parece fácil: faça uma pausa na sua rotina diária e leia com todo o seu coração.


Mas com a vida cotidiana cada vez mais rápida, quem pode realmente fazer isso? O trabalho de um psicólogo é ajudar, por isso listamos técnicas que, segundo profissionais da área, permitirão que você restaure ou desenvolva seu hábito de leitura.


4 dicas para desenvolver o hábito de ler


Além de ser uma forma de entretenimento, a leitura é uma ótima maneira de aumentar seu vocabulário e vários estudos recentes indicaram benefícios cognitivos entre aqueles que mantêm o hábito de ler regularmente. Saiba como desenvolver este hábito!


1. Crie o seu horário


Não temos tempo livre. Na verdade, hoje é difícil para qualquer pessoa ter tempo livre para atividades que ajudem a sua própria saúde mental, como a leitura. Então a dica é: crie seu tempo.


É bem comum as pessoas gostarem de ler antes de dormir, para relaxar.

Tarde da noite, porém, estamos cansados ​​e raramente resistimos a adormecer para fazer uma leitura de qualidade. Já pensou em reverter? Você pode configurar o alarme para 30 minutos e começar o dia com uma leitura energética.


2. Largue o celular


Quantas horas você passa olhando para a tela do seu celular todos os dias? Redes sociais, fotos, mensagens de texto... e se você trocasse algum tempo no celular pela companhia de um livro? Comece a reparar e tente esta opção.


Para quem usa muito o transporte público, uma boa ideia é levar um livro para ler durante o trajeto. Ou, sabe quando você está deitado no sofá com o celular na mão? Substitua-o por um bom livro, uma história que prenda sua atenção.


3. Escolha o tema


Se você não tem o hábito da leitura, não adianta tentar começar com trabalhos difíceis e intensivos. Encontre um livro que fale sobre um assunto que lhe interessa. Você gosta de história? Escolha um livro relacionado a algum evento mundial. Você é um fã de esportes? Uma boa pedida pode ser biografias de atletas famosos.


4. Crie um ambiente favorável


Se o seu problema é conseguir focar na leitura, então você precisa criar um ambiente propício para aquele momento. Escolha um lugar em sua casa onde você possa se sentar confortavelmente (é mais indicado do que deitado), silencioso e tente não levar consigo o seu celular ou computador.


Segundo psicólogos, uma música baixa e agradável e um incenso também podem contribuir para criar essa atmosfera de relaxamento.


Quais são os benefícios da leitura?


Se quiser viver mais, melhorar a memória ou reduzir o estresse em 2022, considere acrescentar alguns livros para sua meta para este ano e confira como a leitura pode fazer bem para sua saúde:


Sua empatia aumenta


Todos os tipos de narrativas, incluindo ficção, podem melhorar nossa compreensão e empatia pelos outros. Um estudo publicado na revista Trends in Cognitive Science sugere que a leitura pode nos ajudar a entender melhor como os outros se sentem, e também pode melhorar nossa capacidade de mudar a nós mesmos.


Segundo a publicação, esse efeito é alcançado por meio do engajamento emocional à medida que ambientes e personagens complexos são descobertos durante a leitura.


Você fortalece a criatividade


A leitura está diretamente ligada à criatividade. Um estudo realizado pelo Journal of Creativity Studies mostra que, depois de ler uma obra de ficção, as pessoas ficam mais receptivas a ideias ambíguas e entendem com mais clareza diferentes perspectivas sobre o mesmo tema. Em outras palavras, é mais fácil enxergar novas possibilidades no seu dia a dia.


Os riscos de desenvolver Alzheimer ou demência após a vida adulta diminuem


Vários estudos mostraram que a estimulação mental da leitura pode ajudar a "atrasar" os sintomas de doenças como demência e Alzheimer. Um estudo de 2013 publicado na revista Neurology descobriu que as pessoas que mantiveram seus hábitos de leitura na idade adulta mantiveram suas habilidades mentais por mais tempo.


Sua expectativa de vida aumenta


Um estudo publicado na revista Social Science and Medicine mostra que as pessoas que leem regularmente podem viver mais. Em um teste com mais de 3.000 voluntários, aqueles que passaram cerca de três horas por semana lendo viveram pelo menos dois anos a mais do que aqueles que liam com menos frequência.


A leitura reduz preconceitos


Compreender o mundo de outras pessoas pode ajudá-lo a reduzir o preconceito. Eles podem reduzir significativamente o preconceito contra homossexuais, refugiados e imigrantes, de acordo com um estudo baseado na saga Harry Potter.


Para ajudar você a desenvolver o hábito da leitura, deixaremos abaixo o link do Calendário de Reflexões da Lapidando Mentes. Com ele, você poderá ler frases diárias, o que contribuirá com a sua habilidade de ler!


https://shop.lapidandomentes.com.br/lapidando-mentes/produto/calendario-diario-para-reflexao

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