Medo de mudanças: como superá-lo para levar uma vida feliz

Atualizado: 10 de jun. de 2021




É comum encontrar pessoas sonhadoras e que levam os seus projetos muito a sério. Na mesma medida, nos deparamos, ao longo da vida, com indivíduos que têm inúmeros sonhos e planos mas que nunca vão tirar do papel. E isso acontece por um único motivo: o medo de mudança.


Se esse for o seu caso, você não está sozinho! Afinal, as pessoas não se sentem seguras para sair da zona de conforto e mergulhar em seus sonhos e planos. Esse receio pode ser causado, inclusive, pela vida desmotivada, por experiências ruins e pelas frustrações.


Entretanto, ninguém está condenado a viver uma vida que não sonhou para si. Se você se permitir sair da zona de conforto, é capaz de alcançar todos os seus objetivos e levar uma vida mais equilibrada e feliz.


Além disso, a imaginação do ser humano é responsável por criar diversas situações e fatos que poderão - ou não - acontecer na realidade. Com isso, as pessoas acabam desenvolvendo o sentimento de medo ao que criaram em sua própria mente.


Por que as pessoas têm medo de mudanças?


O fato é que o medo faz parte da natureza humana. Em relação às mudanças, as pessoas têm medo delas por única questão: a mudança é uma incógnita, ou seja, uma realidade ainda desconhecida.


Os indivíduos ficam matutando sobre o que pode ou não acontecer ao tomarem determinadas decisões, o que desencadeia sentimentos como insegurança, angústia e receio. Porém, viver novas experiências é um processo comum na vida de qualquer pessoa.

As mudanças podem vir acompanhadas de um emprego novo, uma nova vizinhança ou mesmo sair de uma condição social para outra. Elas podem surgir de um novo relacionamento ou apenas um estado civil diferente do atual.


É importante ter em mente que elas podem acontecer a qualquer momento. E, talvez, elas não dependam diretamente de você.


Por isso, mesmo sabendo que o medo de mudança é fruto de pensamentos negativos, podemos dizer que, sim, o medo de mudança também pode surgir por falta de imaginação. Afinal, a nossa mente é capaz de imaginar coisas positivas, não é mesmo?


Não tenha medo de mudar


Depois de compreender os motivos pelos quais as pessoas têm medo de mudanças, chegou a hora de adquirir meios para aceitá-las. Além do pensamento positivo, outras estratégias podem ser usadas neste aspecto. São elas:

  • Confesse a si mesmo que tem medo de mudar;

  • Pense positivo;

  • Tenha objetivos claros;

  • Converse sobre o seu medo;

  • Tenha calma;

  • Crie um plano e coloque-o em ação.

Todas essas ações, quando executadas com outros métodos, podem ajudar você a enfrentar o medo em relação às mudanças. Assumir o receio é o primeiro passo para diminuir o tamanho do problema.


Feito isto, pense que tudo vai dar certo e que será bom respirar novos ares. Imagine todas as coisas positivas que podem acontecer quando você construir uma realidade diferente para si mesmo. Fazendo isso, as chances de você se adaptar às mudanças serão maiores.

Mas, afinal, como superar o medo de mudanças?


Arrisque, mude e vá em busca dos seus sonhos! Podemos garantir que você não vai se arrepender. Se você não se permitir sair da zona de conforto, estará perdendo a única oportunidade de ser feliz como merece.


Para auxiliar você neste processo, preparamos uma lista com 4 dicas simples para superar o medo de mudanças e levar uma vida mais feliz. Confira!


1. Liste os seus medos


Você já se perguntou sobre os seus principais medos e limitações? Insira tudo em um papel para que você consiga visualizá-los e encará-los de frente, sem medo ou receio. Uma vez que você descobre o que lhe causa medo, fica mais fácil encontrar meios para enfrentá-lo.


Vamos imaginar que você tenha medo de perder o seu emprego. Caso isso aconteça, o que você faria? Quais são suas habilidades, competências e potencialidades com as quais você poderia alavancar a sua carreira novamente?


Essas são respostas fundamentais para você esquecer os seus medos e levar em consideração os seus objetivos, a fim de alcançar uma vida mais feliz.


2. Defina metas e objetivos claros


Depois de refletir sobre seus medos e anseios, é preciso entender onde você realmente quer chegar. Para isso, trace o seu caminho, definindo metas e objetivos claros. Além disso, é necessário criar um plano de ação para alcançar os seus sonhos e planos.


Com um plano de ação, você entenderá o que é preciso fazer para alcançar determinados objetivos e sonhos, além dos recursos necessários para tal. Nesse sentido, você poderá focar todas as suas forças em seus planos, e não no receio de uma realidade que ficará para trás.


3. Aceite os desafios


É claro que quando você opta por mudanças acaba assumindo riscos, mas todas elas são fundamentais para que você alcance o que lhe faz feliz. Tenha em mente que nada na vida é 100% seguro, e isso vale para todos os aspectos da nossa rotina.


O seu relacionamento pode terminar, você pode perder a sua única fonte de renda ou mesmo pessoas queridas podem partir. Então, lembre-se que os desafios e incertezas sempre estão presentes no seu caminho. O que vai definir a sua felicidade é a forma com que você lida com cada um deles.


Portanto, assuma riscos, enfrente os desafios e entenda que eles fazem parte da nossa experiência. Dessa forma, você terá mais responsabilidade sobre si e suas ações.


4. Confie em si mesmo


Por fim, a nossa última dica para você superar o medo de mudanças é confiar em si mesmo. Na verdade, essa é a melhor maneira de alcançar seus objetivos, sejam eles quais forem.


Quando você começar a canalizar sua força interior para o propósito de traçar para a sua vida, coisas positivas começarão acontecer. Para isso, pratique terapia, busque desenvolver a inteligência emocional e, claro, sua autoestima!


Diante disso, superar o medo de mudanças envolve autoconhecimento, planejamento, autoconfiança e ação. Reflita sobre isso e comece a colocar essas dicas em prática!


E você, tem algum método para superar seus medos? Compartilhe aqui conosco!




19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo