Os benefícios do grão de bico para o corpo e para a mente


Quando falamos em alimentação saudável, é normal que as pessoas entendam isso como uma medida que visa preservar o organismo.


Mas alguns alimentos vão além e podem contribuir também com a nossa mente. Esse é um dos benefícios do grão-de-bico, leguminosa que é conhecida como “grão da felicidade”.


Os benefícios do grão-de-bico fazem dele uma excelente opção para compor um cardápio saudável. Além de fazer bem à saúde, o vegetal é versátil e pode ser utilizado em preparos bem saborosos.


Os benefícios do grão-de-bico incluem uma quantidade generosa de proteínas, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, magnésio e outros minerais que desempenham funções importantes no corpo. Com tantos nutrientes, torna-se praticamente um alimento obrigatório para a dieta.


O fato é que a leguminosa é uma verdadeira 'estrela' na culinária portuguesa. Versátil, o grão-de-bico é utilizado em cozidos, saladas, sopas, sendo inclusive ingerido na forma de hambúrguer.


Levando isso em conta, preparamos este conteúdo com alguns benefícios do grão de bico (e claro que nossa receitinha não pode ficar de fora, não é mesmo?). Confira!


Grão de bico promove o bem-estar emocional


O grão-de-bico possui uma grande quantidade de triptofano, um aminoácido usado para produzir serotonina. Essa substância é a responsável pela ativação dos centros cerebrais que nos dão sensações de bem-estar, satisfação e autoconfiança.


Segundo Thayana Albuquerque, o grão-de-bico possui triptofano. Essa substância contribui para a produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, prazer e satisfação.


Devido a presença do triptofano, o grão-de-bico é capaz de produzir a mesma sensação de bem-estar que o chocolate, porém seu consumo é mais saudável e ainda auxilia no emagrecimento.


Controla o diabetes


O grão-de-bico ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue por ser um alimento com índice glicêmico baixo (IG) e fonte de fibras e proteínas.


Seu consumo retarda a absorção de carboidratos, o que impede os picos de açúcar no sangue, mantendo o nível saudável em pessoas com diabetes tipo 2.


Uma pesquisa divulgada pela The American Journal of Clinical Nutrition mostrou que as pessoas que consumiam cerca de 200 gramas de grão-de-bico em uma refeição reduziram em 21% os níveis de açúcar no sangue em comparação aos que comeram uma refeição que continha cereais integrais ou pão branco.


Outra pesquisa mostrou que aqueles que ingeriram 728 gramas de grão-de-bico por semana diminuíram os níveis de insulina em jejum.


Auxilia na redução de peso


De acordo com o nutrólogo Fernando Cerqueira, o grão-de-bico é uma leguminosa rica em fibras e proteínas, sendo que a proteína tem um efeito térmico alto.


"Então o corpo queima muita energia, na forma de calorias, apenas quebrando proteínas em seus aminoácidos individuais. O efeito térmico da proteína é de 30%, ou seja, você queimará 30% das calorias durante a digestão.


Como cada xícara de grão-de-bico tem 15 gramas de proteína, além do gasto calórico, a proteína também ajuda você a se sentir satisfeito, assim como as fibras, que também são abundantes no grão-de-bico", explica Fernando.


Colabora contra doenças cardíacas


O câncer não é a única doença grave que pode ser prevenida com a ajuda do grão-de-bico. Para quem sofre com alta pressão arterial, a leguminosa é uma excelente alternativa alimentar, pois o magnésio e o potássio presentes em sua composição ajudam no controle da pressão.


A presença de ômega-3, ômega-6 e fibras no grão-de-bico também ajuda a proteger o organismo contra as doenças cardíacas.


E agora, está pronto para a nossa receitinha? Pegue lápis e caderno e se prepare, porque essa receita vai te dar água na boca:


Salada de pepino, berinjela e grão de bico


Ingredientes:

  • 1 berinjela pequena cortada em tiras;

  • 1/2 pepino descascado cortado em cubos;

  • 2 xícaras de chá de grão de bico cozido;

  • 1 tomate pequeno cortado em cubos;

  • suco de 1 limão;

  • azeite, sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:


Em um frigideira, grelhe as tiras de berinjela no azeite. Ao ficarem prontas, coloque-as em um refratário. Em seguida, acrescente o grão de bico, o pepino e os tomates. Tempere com o suco de limão, azeite e sal e pimenta a gosto.


E como sabemos que vocês gostam das receitinhas que passamos por aqui, vamos deixar mais uma aqui, olha só:


Homus


Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de grão-de-bico;

  • 1 xícara de chá de tahine (pasta feita à base de gerglim);

  • ½ xícara de chá de suco de limão;

  • 2 dentes de alho;

  • ½ colher de chá de cominho moído;

  • 2 colheres de sopa de azeite extravirgem;

  • sal e pimenta-do-reino;

  • 1 pitada de páprica picante;

  • 2 colheres de sopa de salsa picada.

Modo de preparo:


Escorra o grão-de-bico, deixado de molho na véspera. Coloque-o numa panela com água suficiente para cobri-lo. Cozinhe-o até que fique macio (cerca de 1 hora). Se necessário, acrescente mais água.


Escorra, reservando uma xícara da água do cozimento. Bata no processador o grão-de-bico, o tahine, o suco de limão, o alho, o sal, a pimenta e meia xícara da água do cozimento, até obter uma consistência pastosa.


Se necessário, acrescente mais água do cozimento, até chegar a uma pasta uniforme. Coloque num prato, tempere com fios de azeite e decore com a páprica e a salsinha.


E aí, pronto para aproveitar os benefícios do grão de bico e essas receitas deliciosas? Compartilha esse texto com os amigos.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo