Perfeccionismo: quando se torna um problema?



O perfeccionismo elevado pode afetar negativamente várias áreas da sua vida, sabia? A necessidade de ser perfeito em qualquer situação pode prejudicar gradativamente sua saúde mental e sua autoestima.


O que é uma pessoa perfeccionista?


Muitos psicólogos descrevem o perfeccionismo como a necessidade de estabelecer padrões altos e exigentes para si mesmo. Os perfeccionistas seguem um conjunto de requisitos comportamentais que foram criados especificamente para eles e são constantemente autoavaliados.


Suas percepções dos outros são equilibradas e tendem a corresponder à situação real de cada pessoa. No entanto, quando se trata de si mesmos, os perfeccionistas não são tão fáceis de entender. Sua autocrítica é rigorosa, muitas vezes menosprezando-a e encorajando a culpa. A pessoa perfeccionista nunca está satisfeita com seu desempenho.


O perfeccionismo, por outro lado, permite que ela atinja seus objetivos e aprimore suas habilidades em tempo recorde, independentemente de sua situação de vida.


Mesmo se trabalha o dia inteiro e ainda precisa cuidar dos filhos ou da casa/ir para a faculdade/fazer um curso/se exercitar após o expediente, consegue arranjar tempo para os seus projetos pessoais. O estresse mental e físico pode ser esmagador, mas ela persevera.


A parte positiva do perfeccionismo


Como você pode ver, o perfeccionismo pode ser muito útil quando aplicado corretamente. Perfeccionistas prestam mais atenção aos detalhes e orientação e fazem as coisas com facilidade. Eles são observadores e meticulosos, habilidades que são especialmente úteis em certas ocupações.


Como gostam de se desafiar, costumam alcançar resultados além do esperado e até deslumbrar as pessoas com seus grandes feitos.


Apesar de terem dificuldade em aceitar opiniões e sugestões, tendem a buscar referências em diferentes fontes conforme acharem conveniente e a diversificar seu trabalho. Portanto, o perfeccionismo pode ajudá-los a se destacar em um ambiente profissional ou acadêmico.


Atletas, profissionais de saúde, chefs, empresários e artistas em particular se beneficiam desse traço de caráter, pois suas carreiras e estilos de vida exigem muita dedicação.


Quando o perfeccionismo pode ser um problema?


O perfeccionismo também pode nos prejudicar de diferentes maneiras. A busca cega da perfeição pode impactar negativamente nosso estado mental e emocional. Perfeccionistas muitas vezes experimentam depressão, ansiedade, insônia e distúrbios alimentares.


O esforço desenfreado para deixar tudo perfeito é exaustivo. É fácil ficar preso em um ciclo perpétuo de busca da perfeição em todos os momentos de nossa existência, não conseguimos encontrá-la e nos sentimos frustrados, desapontados e/ou zangados.


Em seguida, confira os fatores que tornam o perfeccionismo prejudicial. Caso você se identifique com todas ou somente algumas das situações, é provável que seja um tanto perfeccionista.


Procrastinação


Ironicamente, os perfeccionistas tendem a procrastinar mais do que os outros. A lógica por trás desse comportamento é a seguinte: "Se não consigo executar tal coisa perfeitamente, não adianta tentar". Ou seja, eles só iniciam um projeto ou executam uma tarefa quando estão confiantes de que podem fazê-lo com perfeição.


O problema com esta forma de pensar é simples. É impossível começar qualquer coisa satisfatoriamente a menos que você seja dotado. Precisamos de tempo para praticar e aperfeiçoar técnicas antes do “ruim” se tornar “bom”.


Autocrítica


Quando somos muito exigentes, as metas que estabelecemos podem se tornar assustadoras. Sabemos que não vamos atingir o padrão ideal de perfeição (porque é impossível), então a crítica é dura.


"Você não é bom o suficiente", "Você não é inteligente", "Você é incompetente", "Você precisa treinar cada vez mais duro", "Você nunca será capaz de fazer isso" e "Você vai nunca ser capaz de "ser feliz se você não pode fazer X" são algumas das ideias que surgem dessa autocrítica rígida. Tão rígida que pode levar à depressão.


Com tantas autoavaliações negativas, é comum nos sentirmos desesperados, incompreendidos e estressados.


Dificuldades para estabelecer conexões


O perfeccionismo também pode interferir nos relacionamentos. Em um relacionamento, romântico ou não, é normal que nossos defeitos se tornem aparentes uns para os outros na presença da convivência.


A amizade e o namoro são formalizados quando ambas as partes do relacionamento toleram falhas. Na verdade, a maioria das pessoas não se importa com os defeitos dos outros (a menos que sejam muito prejudiciais) porque percebem que eles também são imperfeitos. são imperfeitas. O medo de revelar defeitos impede que laços duradouros se formem.


Esgotamento psicológico


Por último, um dos maiores problemas do perfeccionismo neurótico é o esgotamento psicológico.


A pessoa em busca da perfeição não vive uma vida, mas um papel. Ela caminhou pela vida como alguém que não cometeu erros, tentando transmitir aos outros uma imagem de eficiência ou pureza.


Em algum momento, o estresse de esconder a sua verdadeira personalidade torna-se insuportável e ocasiona o esgotamento psicológico.


Como ser menos perfeccionista?


Para ser útil, o perfeccionismo precisa ser aplicado nas circunstâncias certas, como em seus projetos pessoais, ambiente profissional e vida acadêmica. Desta forma, você pode aumentar sua produtividade e resultados de trabalho.


As características boas do perfeccionismo são:

  • atenção aos detalhes;

  • determinação;

  • força de vontade;

  • motivação;

  • cautela;

  • gosto por desafios;

  • busca por conhecimento e autoconhecimento;

  • vontade de crescer;

  • inclinação para correr riscos.

Esses fatores visam "buscar a excelência". O perfeccionismo que visa "evitar o fracasso" é neurótico e indutor do estresse. O medo de não corresponder às expectativas, ser criticado e fracassar está enraizado nele.


Para superar a necessidade de perfeição, é necessário entender que os humanos são falíveis. Todos nós temos falhas, então não adianta tentar escondê-las.


Felizmente, é possível se tornar uma pessoa mais maleável. Você pode buscar ajuda psicológica para descobrir a origem do perfeccionismo e as questões emocionais atreladas a ele.


Se você não sabe por onde começar, a Lapidando Mentes pode ajudá-lo neste processo!


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