Por que ler livros para autoajuda?


Os livros de autoajuda, geralmente, são buscados por quem deseja se aprimorar porque oferecem métodos com potencial de causar mudanças, principalmente de cunho emocional, físico, intelectual, espiritual e econômico.


Pelo menos, é o que a maioria deles alega. São tantas promessas, e são tantos deles que figuram entre as listas de best-sellers, que é difícil não se questionar se realmente funcionam.


O fato é que esses livros tem o objetivo de te ajudar a encontrar dentro de você a solução para os seus desafios diários e na evolução como pessoa.


Levando isso em consideração, preparamos este conteúdo para te falar um pouco mais sobre os livros de autoajuda e te passar 3 indicações de leitura. Vamos lá?


Livros de autoajuda podem nos ajudar de diversas maneiras


Esse tipo de livro muitas vezes nos fazem compreender as situações, as atitudes, os desafios, os relacionamentos e nossos medos.


Acabamos nos identificando com os personagens citados, com as situações, aprendemos novas formas de ver o mundo e a nós mesmos. Podemos muitas vezes até aprender sobre uma nova perspectiva de vida e de autoconhecimento.


Livros de autoajuda faz com que ajudemos a nós mesmos


A nossa mente é associativa e amarra as informações de maneira aleatória, seguindo uma lógica que só ela entende.


Atribui significados e símbolos a partir de fatos que nos emocionaram em algum momento, que nos chocaram, aterrorizaram, apaixonaram, e os entrelaça de tal modo que, para deixarem de funcionar automaticamente, precisa ser feito um trabalho de desativação voluntária.


Quando falamos de um livro, a mente faz o mesmo. Todas as informações contidas no livro são associadas às nossas referências e vivências.


Então, se uma pessoa acha que um livro de autoajuda é um lixo, mesmo que ela se depare com informações que realmente podem ajudá-la, é provável que ele não tenha nenhum efeito.


Outro ponto muito importante para o sucesso dos livros de autoajuda é a chave para qualquer aprendizagem: a prática.


Apenas ler não é suficiente, mas é necessário praticar o que aprendeu. Seja persistente, repita os exercícios aprendidos, incorpore à sua vida esses novos comportamentos.


Esses comportamentos podem ser externos, como levantar-se uma hora mais cedo para exercer alguma atividade extra, ou internos, como repetir para si mesmo uma frase que consiga mudar a intensidade do estresse ou do medo.


3 dicas de livro de autoajuda


1 - O poder do hábito


Durante os últimos dois anos, uma jovem transformou quase todos os aspectos de sua vida. Parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida.


Em um laboratório, neurologistas descobriram que os padrões dentro do cérebro dela mudaram de maneira fundamental. Publicitários da Procter & Gamble observaram vídeos de pessoas fazendo a cama.


Eles tentavam de maneira desesperada descobrir como vender um novo produto chamado Febreze, que estava prestes a se tornar um dos maiores fracassos na história da empresa.


De repente, um deles detecta um padrão quase imperceptível e com uma sutil mudança na campanha publicitária e, dessa forma, Febreze começa a vender um bilhão de dólares por ano.


Um diretor executivo pouco conhecido assume uma das maiores empresas norte-americanas. Seu primeiro passo é atacar um único padrão entre os funcionários. Tempos depois, a empresa começa a ter o melhor desempenho no índice Dow Jones.


O que todas essas pessoas têm em comum? Conseguiram ter sucesso focando em padrões que moldam cada aspecto de nossas vidas.


Tiveram êxito graças ao poder do hábito. Com perspicácia e habilidade, Charles Duhigg apresenta um novo entendimento da natureza humana e seu potencial para a transformação.


2 - Ansiedade: como enfrentar o mal do século


Nossa segunda dica fala sobre um mal que têm alcançado muitas pessoas, principalmente com essa situação do novo COVID-19.


Vivemos em uma sociedade de excessos. Somos bombardeados por informações que, na maior parte das vezes, não conseguimos absorver, além de sermos cobrados, pressionados, nos tornamos reféns da nossa mente.


Essa situação alterou algo que deveria ser inviolável: o ritmo de construção de pensamentos, gerando sérias consequências para a saúde emocional, o prazer de viver, a inteligência, a criatividade.


Pensar é bom, pensar com consciência crítica é melhor ainda, mas pensar excessivamente é uma bomba contra a qualidade de vida e um intelecto criativo e produtivo.


Em Ansiedade: como enfrentar o mal do século, o conceituado psiquiatra e psicoterapeuta Augusto Cury apresenta a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), uma das doenças mais penetrantes da atualidade.


Ainda pouco conhecida por psicólogos e psicopedagogos, não raro a SPA é confundida com hiperatividade ou transtorno do déficit de atenção.


Neste livro, você conhecerá os sintomas e as consequências desse mal, bem como as técnicas para enfrentá-lo e recuperar sua tranquilidade, emocional e mental.


3 - O poder da ação


Nossa terceira e última dica fala sobre o poder de se voltar para tudo aquilo que se deseja conquistar.


Já aconteceu de você se olhar no espelho e não gostar daqueles quilos a mais? De observar seu momento profissional somente com frustração? De se sentir desconectado dos seus familiares, dos seus amigos?


Se você acha que essas são situações normais, pense de novo. Só porque isso acontece com diversas pessoas não quer dizer que a vida deva ser assim. Só porque algo se torna comum, não significa que seja normal!


Neste livro, Paulo Vieira lhe convida a quebrar o ciclo vicioso e iniciar um caminho de realização. Para isso, ele apresenta o método responsável por impactar 250 mil pessoas ao longo de sua carreira, e que pode ser a chave para o que você tanto procura.


No decorrer destas páginas, o autor lhe entrega uma bússola. E para conseguir se guiar por ela você terá de assumir um compromisso com a mudança. Está preparado?


Aproveite todas as provocações e os desafios propostos nesta obra para conseguir, de fato, fazer o check-up completo sobre si mesmo. Acorde, creia, comunique, tenha foco.


Pare de adiar sua vida e seja quem quer ser a partir de agora. Não existe outra opção. E está em suas mãos reescrever seu futuro.


E aí, gostou das nossas dicas? Você já leu algum destes livros? Conta aqui nos comentários qual livro de autoajuda você leu e que te ajudou.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo