Quais são as 5 linguagens do amor?



A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm de produzir, desenvolver e compreender a língua e outras formas de comunicação, como pintura, música e dança. Por sua vez, a língua é um conjunto organizado de elementos (vozes e gestos) que permitem uma comunicação segura.


De acordo com o consultor de relacionamento Gary Chapman, existem cinco linguagens básicas para expressar e compreender o amor. Segundo o especialista, todo mundo nasce com uma forma específica de reconhecer, receber e dar amor. Esse processo é chamado de linguagem, e as várias formas de expressá-lo são chamadas de "dialetos".


A tentativa de demonstrar o amor por meio de determinada linguagem para alguém que também carrega uma linguagem particular é a mesma coisa que fazer uma declaração em português para um americano que nunca teve contato com a Língua Portuguesa.


Portanto, o primeiro passo para expressar seu amor por outra pessoa, é identificar sua linguagem do amor e também a linguagem que a pessoa amada utiliza para isso.


As 5 linguagens do amor


Que todos somos únicos, nós sabemos. É a particularidade de cada pessoa que muitas vezes esquecemos e, assim, não valorizamos, e consideramos a maneira como vemos o mundo ao nosso redor como uma forma de ter prioridade sobre os outros.


Pois bem, a partir do momento em que começamos a observar as pessoas ao nosso redor, seus comportamentos e expressões, torna-se possível estabelecer uma comunicação mais eficaz e segura com elas, o que pode trazer resultados muito positivos para ambas as partes.


Pensando nisso, Gary Chapman, autor de "As Cinco Linguagens do Amor", mostra as principais formas de nos expressarmos nos relacionamentos. Acompanhe:


1. Palavras de afirmação


Essas frases são expressas em elogios, como "o jantar está ótimo", afirmações como "acho que você fez um bom trabalho" e incentivos como "vai ficar tudo bem". Algumas pessoas usam essa linguagem para expressar seu amor por alguém, e algumas pessoas se sentem muito valorizadas quando ouvem essas e muitas declarações de outras pessoas.


Portanto, você deve sempre prestar atenção à energia que espalha ao seu redor por meio das palavras, pois elas são capazes de ferir não apenas as pessoas ao seu redor, mas também a você mesmo. O ideal é que você sempre ofereça apoio por meio de palavras de afirmação a quem estiver precisando de algo neste sentido.


2. Qualidade de tempo


Trata-se de dar um tempo exclusivo, por menor que seja, às pessoas que você mais gosta e quer estar ao lado. Expressões ou dialetos podem ser: conversas de alta qualidade, passeios, assistir TV juntos, ir ao cinema, namorar, visitar amigos próximos pelo menos uma vez por semana, entre outros.


Acreditamos que esta seja uma das línguas mais importantes da atualidade. Acontece que, com a pressa e a grande demanda que exige nossa atenção todos os dias, no final das contas não tiramos tempo para encontrarmos pessoas que são importantes para nós.


Portanto, acabamos perdendo contato e, com o desenrolar da vida, podemos nem encontrar mais maneiras de nos reunirmos com essas pessoas. Então, devemos reservar um tempo para passar parte do dia com nosso cônjuge, filhos, amigos, família e todos aqueles que pensam que nossa existência é importante.


3. Presentes


Nessa linguagem, o menos importante é o valor financeiro. Por exemplo, o amor pode ser expresso por meio de uma flor, um pedaço de pizza ou uma joia. O ideal aqui é o valor simbólico do presente, porque quando a pessoa o recebe, percebe o significado do ato.


Dessa forma, ela se sentirá imensamente grata, feliz e satisfeita. Para as pessoas que sentem amor por meio dessa linguagem, o segredo é saber que o presente vem do coração, pensado para agradar de verdade e deixar uma marca, para que se sintam lembrados.


4. Gestos de serviço


Aqui, o que você faz é mais importante do que quaisquer palavras. Ações como lavar louça, consertar fechaduras, levar o lixo para fora, lavar carros e outros comportamentos de serviço mostram à outra pessoa como são importantes para você. E o mais importante, tudo o que você faz depende de ela ser feliz e realizada.


Nesse sentido, a dica é que você fique atento às maneiras, aos serviços que você pode oferecer às pessoas, fazendo com que elas se sintam valorizadas e até mesmo motivadas por você. Além de amados, as chances desses indivíduos se sentirem mais felizes são maiores.


5. Toque físico


Beijos, abraços, cafuné, carícias, toques suaves pelo corpo, mãos dadas, relações sexuais, entre outros gestos, representam essa linguagem do amor. Muito mais do que saber que o amor existe, algumas pessoas precisam sentir o amor de maneira física.


Por essas e outras razões, essas pessoas fazem questão de receber carinho, por meio do toque, para que assim sintam-se seguras e amadas.


Uma vez que gostamos muito de alguém, independente de termos um relacionamento amoroso ou não com esta pessoa, queremos demonstrar de todas as formas possíveis. E quando esse amor é intenso, ele extravasa e acaba sendo manifestado por meio de cafunés, um abraço apertado, massagens, beijos, e assim por diante.


No entanto, lembre-se de criar um canal de comunicação para saber se a pessoa gosta de receber esse tipo de amor, pois, caso contrário, corre-se o risco de invadir o espaço do outro e do indivíduo acabar não gostando.


Se você quiser saber mais sobre as linguagens do amor, confira nosso conteúdo a respeito do assunto no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=VH4dZJN868I&list=PLY0nZf8zY66T2U59ZPKd-qkTe4sfaB03n&index=13


1 visualização0 comentário