Qual a importância de viver o presente?



Diante de tempos em que tudo precisa ser feito de forma tão volátil e eficaz, fica difícil manter a mente focada na realidade. As transformações, as responsabilidades e obrigações tiram a nossa mente daquilo que realmente é importante: o agora.


Mostrar para o subconsciente que precisamos parar de olhar um pouco para o futuro pode diminuir a ansiedade, bem como as frustrações geradas pelas expectativas que criamos. A vida está acontecendo agora. No entanto, não conseguimos perceber e, assim, perdemos momentos e experiências maravilhosas.


Infelizmente, costumamos gastar energia em ideias e atividades que não apenas afetam o presente, como também impactam o nosso futuro. Portanto, pare e olhe pro agora: o que será que você está perdendo por pensar tanto em um futuro que sequer pode existir?


Com essa reflexão, queremos que você pense em todos os momentos que deixou de viver por receio das consequências ou mesmo por medo de se arrepender. Além disso, falaremos um pouco mais sobre a importância de viver o tempo presente. Acompanhe!


Por que viver o momento presente?


Se o passado não pode ser alterado e o futuro ainda não existe, o que nos resta é viver o momento presente. Isso significa que você pode escrever o agora, portanto, ele pode, sim, ser alterado. Pensar dessa forma traz inúmeros benefícios. São eles:

  • Você poderá prestar mais atenção às suas atividades diárias sem se perder em devaneios com o futuro ou memórias do passado;

  • Com mais atenção, você se torna mais produtivo no trabalho, aproveita melhor o que está fazendo agora e, por consequência, sente prazer em sua jornada;

  • A ansiedade diminui, afinal você fica mais preocupado com o que deve fazer agora do que com o que vai acontecer no futuro;

  • A atenção e o desempenho no trabalho são melhorados, para que você possa realizar mais atividades sem se preocupar com o passado ou o futuro;

  • Você percebe que o passado e o futuro são resultados do seu presente, portanto, viver ao máximo é essencial.

Como viver o presente ajuda no ambiente de trabalho?


Um estudo da University of Warwick, no Reino Unido, mostrou que funcionários felizes aumentaram a eficiência do trabalho em 12%. Além disso, a Universidade da Califórnia afirmou que, por exemplo, funcionários mais satisfeitos podem levar a um aumento de 37% nas vendas, enquanto, ao mesmo tempo, a criatividade pode triplicar.


Entre outros fatores, viver o momento permite que você aproveite melhor a vida e, assim, seja mais feliz. Na verdade, o foco sempre no presente pode deixar os colaboradores mais determinados e focados nas atividades, o que ajuda a reduzir erros, reformulações e perdas.


Dessa forma, a empresa também se beneficia muito de quem olha para o presente. Se os funcionários estiverem mais felizes, mais focados e criativos no trabalho, muitas vezes melhoram os resultados dos negócios por meio de inovações que podem mudar a maneira como a empresa opera.


Desenvolva o mindset para viver o presente


Há uma série de práticas que podem auxiliar você a olhar mais para o momento presente e, desse modo, diminuir os efeitos do estresse e ansiedade.


1. Treine a sua mente


Uma das primeiras sugestões é treinar sua mente para enfrentar o presente. É ótimo ter sonhos e objetivos pessoais e profissionais, mas olhe para a jornada para realizar seus sonhos mais desafiadores.


2. Divirta-se durante o processo


Para que você realmente possa viver o presente, é fundamental que se divirta durante o processo. Você também deve considerar a maneira agradável de atingir seus objetivos, não apenas o resultado final. Isso fará com que você veja a situação com mais prazer, evitando frustrações.


3. Esqueça velhos hábitos


Tente esquecer velhos hábitos. Cada dia é uma oportunidade diferente e você vai mudar, por isso é inútil olhar para o presente pelas lentes do passado.


Se você costumava se comportar de uma certa maneira em uma determinada situação, isso não significa que você precisa se comportar da mesma maneira hoje.


4. Dê atenção exclusiva ao que faz


Sempre tente olhar cada dia de uma maneira diferente. Também tente se concentrar naquilo que está fazendo. Isso significa que durante o almoço, por exemplo, você vai se dedicar a este momento, prestando atenção no sabor e em tudo que envolve essa refeição.


5. Perdoe e se liberte das mágoas do passado


Manter o ressentimento é como se amarrar ao passado com uma corrente. Portanto, o perdão é um passo fundamental para começar a prestar atenção no presente.


Você não precisa aceitar em sua vida que alguém lhe fez mal, apenas deixe a dor de lado e siga em frente.


6. Planeje o futuro, mas concentre-se no presente


Focar no presente não significa ser imprudente e ignorar o futuro. Você pode e deve fazer planos. A diferença é que você se concentrará no que pode fazer agora, em vez de encher sua mente de preocupações que não te levarão para lugar algum.


7. Celebre as pequenas alegrias


Quando você faz uma pausa para comemorar algo, mesmo uma pequena alegria, você se conecta automaticamente com o presente.


A nova temporada de sua série favorita que vai estrear, o dia de trabalho que acabou e você vai conseguir relaxar, vai saborear seus pratos favoritos no jantar... Comemore! Desfrute da sensação de felicidade nessas pequenas coisas.


8. Realize práticas de atenção plena


Existem alguns exercícios que promovem a atenção plena, como ioga, meditação e exercícios de atenção plena. Incluí-los no dia a dia é uma forma de familiarizar-se com esse hábito de focar no presente. Reserve alguns minutos todos os dias para fazer isso, pois essas atividades trazem cada vez mais benefícios por meio da consistência.


9. Ouça as pessoas sem planejar o que vai dizer


Ouvir atentamente é mais do que ficar em silêncio enquanto o outro está falando, envolve também concentrar toda a atenção em ouvir, em vez de usar esse tempo para formular o que você vai dizer a seguir.


Comece a ouvir as vozes de pessoas reais. Isso o ajudará a se acostumar a focar no presente, fortalecer suas habilidades sociais e construir conexões com amigos e familiares.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo