top of page

Quando devo procurar um psicólogo? 5 motivos para buscar ajuda


É comum que durante situações difíceis e após experiências traumáticas muitas pessoas queiram procurar um psicólogo. No entanto, desistem por inúmeros motivos: medo, vergonha, receio em ser julgado ou mesmo por não acreditarem no potencial da psicologia.


Entretanto, o psicólogo tem como objetivo auxiliar no autoconhecimento e fazer com que o indivíduo compreenda suas emoções, sentimentos e, também, seus traumas. Com isso, é possível encontrar respostas para muitas dúvidas e questionamentos interiores.

Embora a sociedade tenha avançado muito no que diz respeito à psicologia, bem como em suas áreas interligadas, há muito o que se fazer para quebrar a ideia de que ''psicólogo é coisa de louco’’. Por conta do julgamento alheio, as pessoas ainda relutam em tomar a decisão de buscar ajuda.


O fato é que a terapia e a contribuição profissional de um psicólogo podem oferecer o suporte necessário para o indivíduo superar traumas passados, melhorar seus relacionamentos e viver uma vida mais harmônica e feliz.


Portanto, preparamos este conteúdo a fim de mostrar os motivos pelos quais é importante ir ao psicólogo e alguns sinais que indicam que você precisa de ajuda. Neste post, você verá os seguintes assuntos:

  • Qual a importância do psicólogo?

  • Quando devo ir buscar ajuda profissional?

  • 5 motivos para ir ao psicólogo.

Qual a importância do psicólogo?


O psicólogo é capaz de fazer um estudo minucioso sobre as questões emocionais, comportamentais e outros eventos que afetam a saúde emocional de um indivíduo. Assim, é possível fazer com que o mesmo acesse seus conteúdos internos de maneira inteligente, a fim de alcançar o seu bem-estar psicológico.


Por essas razões, a psicologia é uma ciência que teve grandes avanços ao decorrer dos anos, uma vez que é capaz de fornecer a compreensão das relações humanas, sociais, trabalhistas e educacionais, propondo a cada área soluções efetivas para o desenvolvimento humano.


Dessa forma, as diferentes situações que abalam o emocional de um indivíduo, seja por traumas, problemas diários ou mesmo a vontade de adquirir uma melhor qualidade de vida, colocam em evidência a importância do psicólogo.


Quando devo buscar ajuda profissional?


Antes de mais nada, é importante mencionar que cada indivíduo é único, o que faz com que suas atitudes e ações tenham como base as complexidades de seu interior. Por isso, a necessidade de buscar ajuda profissional pode variar de pessoa para pessoa, afinal, cada um reage às situações diárias de uma forma.

A boa notícia é que por meio de sinais, é possível, sim, identificar se você deve ou não buscar suporte de um profissional. Dentre as manifestações que podem indicar a necessidade de um terapeuta ou um psicólogo, pode-se citar:


  • Sentir emoções com muita intensidade;

  • Passar por situações traumáticas, tais como: morte de um ente querido, divórcio, desemprego ou doenças graves de saúde.

  • Manifestação de sintomas de doenças não identificadas;

  • Busca por válvulas de escape, como álcool e drogas;

  • Se coisas que antes lhe interessavam perderam a graça;

  • Sensação constante de desânimo;

  • Problemas pontuais de relacionamento.

5 motivos para ir ao psicólogo


Além dos sinais que o corpo e a mente apresentam, é fundamental saber os motivos pelos quais é necessário procurar ajuda. E ao contrário do que se acredita, buscar por suporte profissional é algo inteligente e corajoso, não covarde.


Da mesma maneira que é complicado suportar uma dor física (dor de dente, nas costas, entre outros), também não é fácil lidar com o emocional. Portanto, confira, a seguir, 5 razões para ir ao psicólogo.


1. Espaço para você desabafar

Talvez você passe o dia inteiro no trabalho, realizando tarefas domésticas ou estudando para um vestibular. Devido a rotina conturbada, é difícil conseguir tempo para fazer as coisas que gosta: ir à academia ou ao salão de beleza, dormir um pouco mais ou viajar.


Diante disso, observe a sessão como um espaço garantido de autocuidado. Olhe como se fosse uma massagem; um dia relaxante em um spa. Separar 1 hora da semana para cuidar da alma não é egoísmo, mas sim uma forma de melhorar a sua qualidade de vida.


2. Facilita a compreensão de seus sentimentos


Na maioria das vezes, entender nossas próprias emoções não é uma tarefa simples, visto que exige uma forte inteligência emocional. Com isso, não entendemos muito bem os motivos pelos quais fazemos tais coisas; ou porque tomamos tais decisões.


Todos nós temos bloqueios, experiências ruins e traumas que nos fazem agir de maneira impulsiva. Buscar por suporte profissional pode facilitar, por exemplo, a compreensão dos nossos sentimentos, a fim de saber porquê somos da maneira que somos.


3. O profissional não vai julgá-lo

Uma situação muito comum é encontrar apoio em um colega ou familiar e este mesmo indivíduo se sentir à vontade para julgar suas ações e atitudes. Isso acontece pois as pessoas que convivem com você se sentem no direito de opinar ou tomar partido de algo.


Em contrapartida, o psicólogo não ‘’escuta ativamente’’ os seus problemas, mas sim analisa a forma em que você se expressa, seu idioma, gestos, entre outros pontos. Dessa forma, ele pode avaliar a situação e dar um ponto de vista profissional, o que vai contribuir para o seu bem-estar comportamental.


4. Falar faz com que você se sinta melhor


Outro motivo significativo para buscar ajuda profissional é pelo simples fato de que desabafar fará com que você se sinta melhor. Em muitos momentos, o psicólogo fica em silêncio e permite que o paciente perceba seus próprios erros e falas equivocadas.


Expressar suas emoções é fundamental e isso só se consegue falando. Então, não sinta vergonha em deixar as lágrimas fluírem, afinal, essa é a melhor alternativa para diminuir a ansiedade e encontrar, de fato, o seu próprio equilíbrio emocional.


5. Desafia você


Por fim, ir a terapia é como falar com o seu espelho, só que o retorno não é tão prazeroso quanto queremos. Um profissional não irá dizer o mesmo que as pessoas que convivem com você, mas falará o suficiente para que você entenda suas emoções.


Portanto, você conseguirá encontrar uma alternativa para solucionar suas questões internas, uma maneira de desbloquear um trauma ou lidar com um obstáculo. Assim, você vai desafiar-se a melhorar; a ir em frente.


Você já pensou em procurar um psicólogo? Em que situação você acha que um profissional poderia lhe ajudar? Deixe aqui nos comentários!


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page