Reflexão: saiba como refletir de maneira saudável



Você tem o hábito de pensar em suas experiências de vida e identificar lições para aprender? Saiba que adquirir o hábito de refletir sobre o dia que passou pode te ensinar muito.


Porém, é preciso ter cuidado para não exagerar e transformar esse momento em um momento de culpa e arrependimento, afinal, a ideia é avaliar sua vida e todas as situações que vivenciou, e não transformar a sua trajetória em um muro de lamentações.


Por isso, no post de hoje preparamos algumas dicas para que você possa refletir e entender a importância da reflexão em nossa rotina. Acompanhe!


Por que a reflexão é tão importante?


Talvez você esteja se perguntando: por que devo parar e refletir sobre minhas experiências de vida? A resposta é simples: para que você não dirija sozinho, agindo sem pensar nas consequências, prioridades e valores.


Com a correria do dia a dia da maioria das pessoas, muitas se esquecem de conversar consigo mesmas para determinar quais são seus desejos, o que querem realizar, o que não gostam e, em suma, sua personalidade.


A reflexão é poderosa porque permite que você tome decisões conscientes, entenda melhor as lições deixadas pela experiência, identifique áreas onde você pode melhorar e, claro, celebre o equilíbrio positivo e reconheça seus pontos fortes.


Quanto mais você se conhece, mais você pode se curar e se capacitar, afinal, o autoconhecimento traz o poder de viver sua vida com consciência, determinação e confiança.


Algumas pessoas fazem esse tipo de reflexão enquanto oram, o que pode ser divertido, mas não é necessariamente a regra, principalmente porque algumas pessoas não têm fé e tudo bem. O que importa é que este seja um momento que signifique algo para você, onde você pode facilmente conversar com seus próprios pensamentos, sem se culpar ou julgar, apenas para se conhecer melhor e evoluir.


Quais são os benefícios da reflexão?


Entre os principais benefícios de olhar para trás e refletir sobre suas ações e comportamentos, podemos citar:

  • Formação de opinião de modo consciente, sem se deixar levar pelas ideias de terceiros de modo automático;

  • Oportunidade de repensar atitudes e aperfeiçoá-las;

  • Reconhecer erros e encontrar maneiras de consertá-los;

  • Se conhecer e entender como suas emoções afetam seu comportamento;

  • Definir metas para realizar os seus objetivos.

7 dicas para fazer uma reflexão poderosa


Se você deseja começar a tirar alguns minutos do seu dia para refletir, fazer um balanço do que viveu, definir metas, enfim, pensar nas coisas que considera importantes, tenho a certeza de que as dicas a seguir irão te ajudar. Coloque-as em prática e prepare-se para adquirir um novo e poderoso hábito, que te trará inúmeros benefícios.


1. Reserve um momento para você


O tempo de reflexão deve ser seu próprio momento, onde você pode se conectar com seus pensamentos sem ser interrompido. Você pode associá-lo a orações, rituais, tomar chá, queimar incenso, se arrumar para dormir, o que quiser, o importante é que esse seja o seu momento e você possa focar em si mesmo com tranquilidade.


2. Se questione e busque respostas para si mesmo


Você já parou e se questionou por causa das escolhas que fez? Esse exercício pode ser muito positivo e te ajudar a identificar o que você realmente quer na vida. Usando este momento de reflexão, você pode separar seus verdadeiros desejos daqueles impostos pelos outros e a vontade de agradar e ser aceito.


Lembre-se, isso deve ser feito sempre naturalmente, sem se deixar sentir inferior ou incapaz de tomar uma decisão.


3. Lembre-se das coisas pelas quais se sentiu grato


Uma parte importante da reflexão diária inclui agradecer a Deus, ao universo ou qualquer coisa que signifique algo para você, para que você perceba o quanto de coisas boas aconteceram.


Isso é importante porque o cérebro humano tem uma tendência natural a prestar mais atenção aos problemas, então, se nada for feito, acabará perdendo todas as coisas boas que acontecem com ele. A gratidão é ótima porque amplia sua percepção de todas as coisas boas.


4. Deixe a culpa e os julgamentos de lado


Culpar-se ou julgar-se ao refletir sobre suas próprias experiências não o ajudará a crescer, ao contrário, criará pensamentos limitantes que podem prejudicar seu desenvolvimento. Nesse sentido, lembre-se sempre de que você é um ser humano e que errar faz parte do processo evolutivo, não uma desculpa para não dar o seu melhor, mas uma confirmação da realidade.


5. Faça afirmações positivas


Um detalhe a ser considerado na sua reflexão é a forma como você apresenta esses pensamentos para si mesmo, pois é preciso ter uma atitude positiva, que te estimule a valorizar o lado bom das coisas.


Então, em vez de reclamar do problema, diga a si mesmo: por mais desafiador que pareça, sabe que tem todas as condições necessárias para solucioná-lo. Lembre-se que não é o que entra em sua boca que te contamina, e sim as palavras que saem dela.


6. Identifique suas crenças limitantes


Sempre que um pensamento negativo invadir sua mente, seja em reflexão ou em qualquer outro momento, pare e se pergunte de onde ele se originou, pois provavelmente é uma crença limitante.


Isso é necessário porque muitas vezes apenas repetimos o que ouvimos várias vezes para determinar o real motivo de fazê-lo, permitindo que esses pensamentos prejudiquem nosso desenvolvimento.


7. Lembre-se da sua verdadeira natureza


Finalmente, lembre-se sempre de sua verdadeira natureza, o que está dentro de você é muito importante. Esqueça títulos e posses e concentre-se em quem você é. Então, quando você identifica seu verdadeiro eu de forma pura, você sabe que não é limitado e pode construir a realidade que deseja, mantendo-se sempre fiel aos seus princípios e valores.


Adquirir o hábito de refletir sobre o dia que passou e manter um diálogo interno tornará sua vida mais autoconsciente, abrindo portas para você criar a realidade que deseja viver.


Pensando em auxiliar você nesse processo, deixaremos abaixo o Calendário de Reflexões desenvolvido pela equipe da Lapidando Mentes. Com ele, você poderá acessar reflexões diárias e tornará as dicas acima muito mais eficientes!


https://shop.lapidandomentes.com.br/lapidando-mentes/produto/calendario-diario-para-reflexao



4 visualizações0 comentário