Saiba como controlar o nervosismo em provas em 6 passos

Atualizado: 10 de jun. de 2021





Você faz parte daquele grupo de pessoas que entra em pânico ao pensar em realizar uma prova? Se sim, fique tranquilo pois é extremamente normal! O grande problema é quando o nervosismo passa a atrapalhar o seu raciocínio e afeta a sua capacidade de concentração.


Muito provavelmente você se lembrou de alguma situação tensa, não é mesmo? Talvez um vestibular, a famosa prova prática do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), o Exame Nacional do Ensino Médio (DETRAN) ou mesmo uma simples avaliação acadêmica.


É claro que todas essas provas são importantíssimas e, podem sim, modificar a sua vida de alguma forma. Por isso, é fundamental aprender a se manter calmo


Neste guia, vamos falar sobre a importância de saber como controlar o nervosismo em provas e situações emblemáticas. Além disso, iremos apresentar 6 passos que podem diminuir o pânico durante esses momentos tão relevantes em nossa vida.


Trataremos os seguintes temas a seguir:

  • Qual a importância de controlar o nervosismo em provas?

  • Quais são as causas do nervosismo em provas?

  • Quais são os 6 passos para controlar o nervosismo em provas?

Qual a importância de controlar o nervosismo em provas?


Quando o estresse não é tratado de forma adequada, ele acaba se tornando um empecilho muito sério capaz na vida de quem lida frequentemente - ou não - com provas. Inclusive, o nervosismo pode desencadear problemas sérios de saúde, como ansiedade, por exemplo.


Como consequência, não só o desempenho durante as provas é afetado, mas também a vida social e profissional de quem sofre com tais sintomas.


É válido mencionar que avaliações não devem ser sinônimo de estresse. Se isso virou uma rotina para você, talvez esteja na hora de refletir sobre o seu comportamento e avaliar os motivos que fazem com que você sinta um pânico intenso diante destas situações.


Quais são as causas do nervosismo em provas?


Dentre os principais fatores, a alta expectativa dos estudantes é o mais influente. Vamos imaginar que você acredite que irá mal em uma prova. A partir desse pensamento, é bem provável que a ansiedade e o estresse apareçam durante a realização da avaliação.


Além disso, após vivenciar uma forte crise de ansiedade em um teste, muitas pessoas podem ficar com tanto receio de que isso aconteça novamente que, de fato, esse medo pode se tornar ainda maior numa próxima prova.


Quais são os 6 passos para controlar o nervosismo em provas?


Mas, afinal, o que fazer para controlar o nervosismo em provas? Confira a seguir as maneiras de lidar com esse problema, segundo as orientações da equipe de profissionais da Lapidando Mentes.


1. Durma o bastante


Uma coisa é certa: dormir menos de 6 horas pode gerar o que conhecemos como déficit de sono. Uma noite mal dormida pode fazer com que você fique menos ativo mentalmente, ainda que você tenha utilizado suas horas de sono para focar nos estudos.


Sendo assim, tente se organizar para que você realize todas as suas atividades acadêmicas durante o dia, de modo a ter uma boa noite de sono.


2. Estude de maneira inteligente


Falar sobre estudar de maneira inteligente chega a ser engraçado, não? Quando falamos em estudar sabiamente, queremos dizer que você precisa se organizar para desenvolver uma rotina de estudos saudável e equilibrada.


3. Cuide da sua alimentação


Embora pareça óbvio, a alimentação executa um papel fundamental para que você alcance um bom desempenho em suas provas. Na véspera e no dia da prova, procure não ingerir alimentos muito pesados, tais como lanches, pizzas, chocolates, e por aí vai.


Dito isto, nos dias anteriores à data da prova, tente comer de 3 em 3 horas e opte por refeições mais leves. Esse é um passo importante principalmente no dia do exame, visto que alimentos pesados atrasam a ingestão, podendo dar sono bem na hora da avaliação.


4. Organize o trajeto com antecedência


A quarta dica importante para que você consiga controlar o nervosismo em provas é organizar o trajeto com antecedência. Afinal, não é incomum se deparar com inúmeras notícias de que os estudantes não chegaram a tempo para realizar a avaliação.


Ainda que você não perca a hora, imagine chegar atrasado pois encontrou vários empecilhos ao decorrer do trajeto? Seria desastroso, não? Para evitar essa possível realidade, planeje com antecedência o caminho até o local da prova.


Para isso, você deve calcular o tempo que leva para chegar até lá e se planeje para chegar com, pelo menos, 30 minutos de antecedência. Assim, você não chegará em cima da hora, evitando e até mesmo eliminando o nervosismo.


5. Faça uma lista do que precisa


Nada pior do que chegar em uma avaliação e perceber que esqueceu os itens necessários para realizá-la, como a caneta da cor certa, ou mesmo o relógio para acompanhar o tempo da prova. Infelizmente, situações como essa só agravam o estresse pré-prova.


Portanto, no dia anterior à prova, faça uma lista com todos os elementos que você precisa. Lápis, caneta, borracha, relógio, identidade… Não se esqueça de testar tudo antes de sair de casa, a fim de evitar surpresas desagradáveis.


6. Acredite em seu potencial


Os indivíduos que sofrem com ansiedade costumam duvidar da sua capacidade, fato este que gera ainda mais nervosismo em provas. Então, evite pensar exatamente na avaliação e acredite em seu potencial.


Não fique pensando muito sobre o que pode ou não acontecer após a avaliação e busque distrações, como ler um livro, assistir uma série, entre outras opções. E, lembre-se: não é o fim do mundo. Você é capaz!


Dica bônus


Por último, é válido ressaltar que a terapia é uma grande aliada para quem busca compreender e controlar aspectos emocionais, e o nervosismo em provas pode, também, ser monitorado através da psicoterapia.


Além de oferecer auxílio em momentos de aflição e angústia, a terapia permite um maior entendimento em relação às questões da vida.


E nós, da Lapidando Mentes, estamos aqui para lhe ajudar. Entre em contato conosco para saber como levar uma vida equilibrada e feliz!


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