Sentimentos: o que são, tipos e como surgem



Durante a nossa trajetória de vida, experienciamos sentimentos infinitos que podem manifestar-se por uma série de razões. Os sentimentos fazem parte da construção evolutiva dos seres humanos e, por isso, é essencial entender como lidar com cada um deles.


Além disso, identificar os nossos sentimentos diz muito sobre o desenvolvimento da inteligência emocional, afinal, a partir disso, é possível compreender de que forma eles nos moldam e como são capazes de influenciar o nosso comportamento.


É importante lembrar que os sentimentos nos ajudam a compreender-nos melhor e a estabelecer relações mais próximas e saudáveis. Por isso, neste artigo, explicaremos o que são os sentimentos, suas variações e como eles surgem. Vamos lá?!


Emoções e sentimentos: uma relação direta


Em primeiro lugar, é válido ressaltar que sentimentos e emoções são conceitos geralmente confundidos, uma vez que existe uma relação próxima entre ambos. No entanto, embora um dependa do outro, são estados emocionais completamente diferentes.


A emoção é caracterizada por uma reação do organismo, psicofisiológico, cognitiva e de conduta, que nos leva a agir de uma determinada maneira perante um fator externo, como receber uma boa notícia, ou interno, como ficar triste ao lembrar de uma situação passada.


Resumidamente, as emoções aparecem de modo instantâneo frente a determinados eventos e, em sua maioria, têm curta duração, tendendo a surgir tanto de forma negativa quanto positiva.

Mas, afinal, o que são os sentimentos?


Diferentemente das emoções, os sentimentos são um estado de ânimo que surgem a partir de estímulos externos, sendo popularmente conhecidos como a expressão mental da emoção.


Você deve estar se perguntando: mas como surgem os sentimentos? Bom, uma vez que a emoção se processa no cérebro e o indivíduo tem a consciência dela e do estado de humor que provoca em si próprio, ocorre o processo de sentimento.


Sendo assim, a origem dos sentimentos se dá através das emoções definidas e avaliadas racionalmente que determinarão o nosso futuro estado de espírito.


Qual é a diferença entre emoção e sentimento?


Como mencionado acima, tanto o processo de desencadeamento de emoções quanto de sentimentos são irracionais perante a forma subjetiva de interpretar determinadas situações, o que gera estranheza na hora de separar ambos os termos.


Desse modo, as emoções mantêm um padrão básico e primitivo unidirecional, ou seja, a emoção surge de maneira espontânea diante de um estímulo.


Por outro lado, os sentimentos estão relacionados a processos reflexivos sobre os quais o indivíduo tem consciência do seu estado de humor e do que está sentido, possibilitando que seja avaliado.


Quais são os tipos de sentimentos?


Em primeiro lugar, é importante esclarecer que as pessoas podem vivenciar muitos sentimentos que as levam a diferentes estados de humor. A classificação dos sentimentos se dá em torno de aspectos positivos e negativos por conta da resposta que provocam no indivíduo.


Os sentimentos positivos, por exemplo, são aqueles agradáveis que despertam uma percepção de bem-estar na pessoa e manifestam sensações de agrado. Trata-se de um tipo que contribui para a preservação da saúde física e psíquica, visto que minimiza sensações de estresse e ansiedade.


Além disso, auxiliam - e muito! - prevenir o surgimento de sentimentos negativos, o que contribui não só para a saúde mental, como também para o bem-estar individual.


Por outro lado, os sentimentos negativos desencadeiam sensações de mal-estar no indivíduo, sendo em 100% das vezes desagradáveis. Contudo, precisamos não confundir os sentimentos negativos com os maus. Afinal, sentimentos negativos são úteis e funcionais.


Embora ninguém goste de lidar com os sentimentos negativos, eles são necessários para o nosso desenvolvimento e progresso como seres humanos.


Porém, é preciso saber lidar com os sentimentos negativos, uma vez que ao contrário dos positivos, eles são capazes de elevar os níveis de estresse e angústia e, por consequência, gerar problemas à saúde física e mental, bem como ansiedade ou depressão.


Quais são os sentimentos mais comuns?


Você já deve ter percebido que podemos experienciar inúmeros sentimentos ao longo da nossa vida, certo? Então, confira uma lista com os 10 sentimentos mais comuns em nossa trajetória de vida:


1. Felicidade


A felicidade é, sem sombra de dúvidas, um dos sentimentos mais importantes para o bem-estar do ser humano. Trata-se de uma emoção primária que se entende como um sentimento de satisfação absoluta, que surge por meio de outra emoção e nos faz enxergar a vida de forma positiva.


2. Amor


O amor é um sentimento voltado para o que você sente pelo outro ou por alguma coisa. Com isso, nasce o desejo de que aquela pessoa ou coisa tenha todo o bem-estar do mundo, extraindo o melhor de nós mesmos.


3. Euforia


A euforia é a manifestação máxima de alegria que influencia no aumento da nossa energia e faz com que contemplamos a vida de uma forma mais alegre e positiva.


4. Esperança


Basicamente, a esperança é ter fé para alcançar aquilo que deseja. Ou seja, ter esperança é acreditar que algo muito esperado vai acontecer.


5. Motivação


A motivação é uma reação de entusiasmo e energia diante de um dever ou ação. Em outras palavras, é o impulso interno que leva à ação.


6. Paixão


Outro sentimento muito comum é a paixão. Esse tipo de sentimento está diretamente ligado com o amor e tende a aparecer, na maioria das vezes, na construção da esfera sexual.


7. Satisfação


Sentimento que se desenvolve após a execução de algo bem feito, que estimula a confiança, o amor-próprio e o cuidado consigo mesmo.


8. Diversão


Focar o nosso tempo e energia em ações que faz com que o dia passe de uma forma mais agradável e que nos geram bem-estar. Pode ser visitar um parque, ir ao cabeleireiro, ir às compras, entre outras opções.


9. Bem-estar


A sensação de bem-estar é o estado de equilíbrio entre os níveis somáticos e psíquicos de cada pessoa.


10. Entusiasmo


Por fim, o entusiasmo é um tipo de sentimento que ocorre diante da motivação frente a um acontecimento ou situação. Assim, pode ser entendido como um estado de grande alegria.


Lembre-se que esses são apenas alguns sentimentos que podemos experienciar e que são fáceis de identificar. Caso você tenha dúvidas sobre o desencadeamento de emoções e sentimentos, entre em contato com a equipe da Lapidando Mentes para obter atendimento personalizado!


5 visualizações0 comentário