Terapia do riso: conheça os benefícios dessa prática



Você já deve ter ouvido que rir é sempre o melhor remédio, certo? E se nós disséssemos que esse ditado popular não é apenas uma expressão conhecida? A ideia de usar o humor em tratamentos psicológicos têm embasamento científico.


A terapia do riso surgiu a partir de estudos que comprovam os benefícios de uma boa gargalhada para a saúde física e mental, mostrando que o riso é muito mais que um fenômeno de socialização.


A terapia do riso - que provoca a liberação da serotonina, conhecida como hormônio da alegria - associada ao acompanhamento psicológico atua como um complemento da distimia e da depressão, doença que afeta mais de 322 milhões de pessoas no mundo.


Diante disso, preparamos este post para que você entenda tudo sobre a terapia do riso e seus benefícios. Vamos lá?

  • O que é terapia do riso?

  • Como funciona a terapia do riso?

  • Quais os benefícios da terapia do riso?

O que é terapia do riso?


A terapia do riso é um método complementar a outros cuidados médicos e tem como objetivo promover a saúde física e mental de pessoas em sofrimento por meio de exercícios e atividades que estimulem o riso.


Essa prática era amplamente conhecida na década de 1960, quando o médico americano Hunter Doherty Adams mostrou que a felicidade e o tratamento humano desempenhavam um papel decisivo na reabilitação de pacientes hospitalizados, mudando completamente a história da medicina.


Sua carreira abriu caminho para vários estudos sobre o papel do riso na saúde e na qualidade de vida das pessoas e inspirou o surgimento de grupos e organizações como Doutores da Alegria, cujo trabalho ajudou mais de 27.000 em hospitais públicos nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.


Como funciona a terapia do riso?


Mostrado como uma prática complementar para tratar pessoas em momentos difíceis, como hospitalização de longo prazo, doenças terminais e depressão, a terapia do riso promove aspectos interessantes da experiência e do contato entre pacientes e profissionais de saúde.


Em sessões individuais ou em grupo, recomenda-se a realização de diversos exercícios e atividades que causem o riso, como mantras repetidos que estimulem o abdômen - a chave do riso -, a formulação de movimentos e situações engraçadas, e a combinação de exercícios respiratórios e imitações.


Vale ressaltar que esse método não substitui os métodos tradicionais de tratamento, sendo o acompanhamento de psicólogos e outros especialistas essencial para a solução de problemas de saúde e sofrimento psíquico.


Quais os benefícios da terapia do riso?


Segundo Eduardo Lambert, médico e homeopata autor do livro "Terapia do Riso – A Cura pela Alegria", o riso estimula a secreção de endorfinas e serotonina, responsáveis ​​pelo bem-estar.


Além disso, estudos mostram que o riso pode reduzir a sensação de dor em até 10% e diminuir a produção dos hormônios cortisol e adrenalina, responsáveis pelo estado de estresse, que em excesso podem aumentar o risco de diabetes, hipertensão arterial e depressão.


Aqui estão outras maneiras pelas quais a terapia do riso pode contribuir para uma vida saudável:


1. Fortalece o sistema imunológico


À medida que os hormônios circulantes cortisol e adrenalina diminuem, a produção de células de defesa do organismo aumenta. O resultado desse processo é um sistema imunológico fortalecido, pronto para lutar contra os agentes patogênicos que ameaçam o equilíbrio da saúde.


2. Protege contra infarto e doenças coronárias


Um estudo realizado pela Universidade de Maryland provou que o riso faz bem para o coração. Quando rimos, os vasos sanguíneos se expandem e o batimento cardíaco acelera, fazendo com que mais sangue flua pelo corpo. Portanto, a oxigenação dos tecidos aumenta e a pressão arterial diminui.


3. Combate a depressão


A terapia do riso - que leva à liberação de serotonina (conhecida como hormônio do prazer) - está associada ao suporte psicológico e pode ser usada como um suplemento ao tratamento da distimia e da depressão, uma doença que agora afeta mais de 322 milhões de pessoas em todo o mundo.


A terapia do riso oferece muitos benefícios à saúde. Por não haver contra-indicações, ela está recebendo cada vez mais a atenção de pessoas que desejam trazer os benefícios do riso para o seu dia a dia.


Combinado com orientação psicológica - um excelente aliado na resolução de situações dolorosas e complexas - este método prova que você pode viver uma vida mais fácil, saudável e feliz.


4. Risada aeróbica


No processo de rir ou gargalhar, muitos músculos do corpo se contraem repetidamente, resultando no aumento do consumo de calorias. Estudos mostraram que 15 minutos de riso contínuo podem queimar 40 calorias - de outra perspectiva, caminhar a uma velocidade de 5 km / h por 15 minutos queima uma média de 80 a 90 calorias.


5. Menos estresse, mais endorfina


A associação entre o riso e o bom humor reduz os níveis de cortisol no corpo. Quando estamos sob algum tipo de estresse, seja físico ou emocional, essa redução será mais rápida e eficaz. A felicidade após o riso é resultado direto das endorfinas, que são uma substância natural produzida pelo cérebro.


Para saber mais sobre a terapia do riso e seus benefícios, acesse nosso conteúdo completo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=xwDNixas0Uo


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo