Teste de personalidade mbti: descubra qual tipo é o seu



Entender como nós somos, de maneira individual, é um passo fundamental para desenvolver o autoconhecimento. O autoconhecimento é uma forma de compreender o nosso lugar no mundo, bem como nossos gostos, desejos, necessidades e experiências.


A boa notícia é que existem uma série de meios para entender a sua personalidade, como através de testes. É muito comum buscarmos análises de perfil para identificar qual profissão seguir, qual tipo de personalidade temos, com quem nos parecemos, e assim vai.


Não é nada complicado encontrar um teste de personalidade. Porém, a maioria deles não carrega o nome mbti, embora muitos sejam baseados nessa metodologia. O teste de personalidade mbti, resumidamente, é essencial para descobrir a carreira ideal, traçar objetivos futuros ou mesmo para compreender suas preferências e gostos.


No post de hoje, falaremos sobre o famoso teste de personalidade que você escolhe as frases que melhor se adaptam às suas preferências. Continue lendo e confira!


O que é o teste de personalidade mbti?


Também conhecido como teste de personalidade, o MBTI ou Tipologia de Myers-Briggs, é uma ferramenta extremamente utilizada para identificar o tipo psicológico das pessoas.


Dessa forma, o teste mbti é, geralmente, aplicado por meio de um questionário estruturado com alternativas opostas, que apresentam as preferências já estudadas no método. Então, ao final do teste, o instrumento avalia os resultados no qual é possível encontrar até 16 diferentes tipos de personalidade.


De acordo com relatos de especialistas, o teste de personalidade mbti é a ferramenta de assessment - ou avaliação educacional - mais utilizado no mundo, com cerca de 2 milhões de relatórios emitidos ao ano.


A popularidade do teste mbti se dá graças a assertividade na classificação de comportamento, estilo, características no trabalho e outros aspectos sociais e humanos. Por isso, trata-se de uma análise muito aplicada, inclusive, em processos seletivos.


Como funciona o teste de personalidade mbti?


O teste mbti é normalmente aplicado de forma digital, ou seja, pela internet. No entanto, ele também pode ser disponibilizado por meio de um questionário impresso que é fornecido por empresas licenciadas.


Logo, após o preenchimento completo do formulário, os dados são analisados e geram um relatório com os resultados de cada participante, sendo este documento final apresentado com base em informações detalhadas sobre o psicológico, comportamento, preferências e tendências do indivíduo para solucionar problemas, bem como seus pontos fortes e fracos.


Resumidamente, os resultados finais são elaborados com base em pilares compostos na metodologia. Dito isto, vale ressaltar que são quatro pilares que ditam nossas preferências através de dois sub pilares distintos.


Provavelmente agora você deve estar se perguntando: mas como funciona a escolha destes pilares? Simples: em cada pilar você define um sub pilar de acordo com as respostas, e isso aponta sua forma de ser e se comportar.


Nesse sentido, após a finalização do teste, o participante passa a ser representado por uma sigla de 4 letras, todas relacionadas a sua personalidade - totalizando 16 possibilidades. Para saber mais sobre esses pilares, continue a leitura!


Quais são os 4 pilares do mbti?


Antes de entender quais são os tipos de personalidade que mais fazem parte de você, é preciso conhecer os pilares e os sub pilares de cada pilar do mbti. Acompanhe!


1. Energia e motivação


Extrovertidos (E): indivíduo que se sente motivado/energizado através da interação de outras pessoas, normalmente agindo antes de pensar.


Por outro lado, os Introvertidos (I) são aquelas pessoas que se sentem motivadas/engajadas em atividades solitárias, optando sempre por refletir antes de tomar qualquer atitude.


2. Percepção de mundo


A percepção de mundo é divida por duas categorias: os Sensoriais (S) e os Intuitivos (N). O primeiro, por sua vez, reflete as pessoas que têm a consciência voltada para o que existe de concreto, ou seja, tudo o que pode ser percebido através dos 5 sentidos.


Em contrapartida, os Intuitivos formam o grupo de pessoas que possui a consciência voltada para o abstrato, ao lado simbólico; intangível.


3. Avaliação e tomada de decisão


A avaliação e tomada de decisão pode ser resumida nos seguintes itens: Racionalistas (T) e Sentimentais (F). Os Racionalistas são conhecidos como pessoas concisas, que atuam de maneira lógica, organizada e objetiva; sempre buscam argumentos racionais.


Os Sentimentais, por sua vez, fazem parte de um grupo de indivíduos que se baseiam em critérios subjetivos, como valores e preferências, levando em consideração necessidades humanas e deixando a racionalidade de lado no processo de decisão.


4. Estilo de vida


Por fim, temos um pilar baseado em estilo de vida: primeiro, destacam-se os Julgadores (J). Basicamente, são indivíduos decisivos, que preferem seguir regras e viver de maneira mais planejada, estruturada. Além disso, tomam decisões de maneira tranquila.


Por outro lado, os Perceptivos (P) são as pessoas que amam liberdade e improvisações. Desse modo, elas optam por uma vida com maior flexibilidade, que seja, de fato, adaptável. Sentem tranquilidade quando apresentam opções em aberto.


Portanto, é através dos 4 pilares listados acima que as respostas dos testes mbti geram até 16 tipos diferentes de personalidade. Então, utilizando as letras correspondentes a cada pilar, é possível encontrar:

  1. ISTJ: o indivíduo ‘’logístico’’, que tem entre suas características: responsabilidade e comprometimento;

  2. ISFJ: o ‘’defensor’’. Personalidade caracterizada pela proteção e acolhimento com senso de empatia;

  3. INFJ: o ‘’advogado’’, é idealista e reservado, porém muito inspirador;

  4. INTJ: o ‘’arquiteto’’, também conhecido pelo pensamento criativo e estratégico;

  5. ISTP: o ‘’virtuoso’’, aquele que conhece diversas ferramentas e gosta de experimentar coisas novas;

  6. ISFP: o ‘’aventureiro’’, cidadão visto como um artista flexível e ousado;

  7. INPF: o ‘’mediador’’, personalidade poética, bondosa e altruísta;

  8. INTP: o ‘’lógico’’, indivíduo com sede de conhecimento e inovação;

  9. ESTP: o ‘’empresário’’, sujeito inteligente, energético e disposto a arriscar;

  10. ESFP: o ‘’animador’’, pessoa sempre entusiasmada, energética e espontânea;

  11. ENFP: o ‘’ativista’’, com espírito livre e criativo, além de ser extremamente sociável;

  12. ENTP: o ‘’inovador’’, pessoa marcada pela curiosidade e perspicácia;

  13. ESTJ: o ‘’executivo’’, aquele que tem o talento nato para cargos de gerência;

  14. ESFJ: o ‘’cônsul’’, sempre atencioso, sociável e solícito;

  15. ENFJ: o ‘’protagonista’’, um líder carismático que hipnotiza o coletivo;

  16. ENTJ: o ‘’comandante’’, aquele especialista em solucionar desafios.

Mas, afinal, a que categoria você pertence?


Seguindo as características apresentadas pelas 16 personalidades, o teste mbti ainda divide os resultados em grupo para facilitar a compreensão. São eles:


1. Analistas


Os analistas apresentam um tipo de personalidade intuitiva e pensante, e se caracterizam por sua racionalidade e imparcialidade. Resumidamente, são pessoas independentes, bem resolvidas, com a mente aberta e sujeitas a participar de debates intelectuais e científicos.


2. Diplomatas


Os diplomatas, por sua vez, abrangem os tipos de personalidade intuitivo e sentimental, visto que são focados na empatia e cooperação. Assim, como o próprio nome sugere, são ótimos em dar conselhos e mediar conflitos, além de serem influentes em ciclos sociais.


3. Sentinelas


Já os sentinelas são caracterizados pelos tipos observador e julgador, marcados por sua predominância ativa e estável. São pessoas trabalhadoras, tradicionais e que geralmente se situam em campos administrativos e lógicos, visto que têm facilidade para lidar com hierarquia e organização.


4. Exploradores


Por último, os exploradores envolvem os tipos observador e explorador. Eles são as pessoas mais espontâneas e conectadas ao mundo. Por isso, são indivíduos que se destacam em situações que exigem a tomada de decisão de forma imediata, além de serem muito habilidosos com tecnologias em geral.


O teste de personalidade mbti busca auxiliar você a encontrar o seu tipo ideal de personalidade. No entanto, não é a forma ideal para desenvolver o seu autoconhecimento, mas sim para contribuir positivamente para este processo.


Sendo assim, para que o seu processo de autoconhecimento seja conciso e eficiente, entre em contato com os profissionais da Lapidando Mentes e agende a sua consulta!


57 visualizações0 comentário