Testes psicológicos: o que são e suas finalidades



Muitas pessoas já ouviram falar sobre testes psicológicos. Esse tipo de procedimento é usado quando alguém vai tirar a carteira de motorista, quando começa um emprego, em um hospital, escola ou até mesmo por motivos legais. Afinal, como funciona um teste psicológico psicológica e quais os benefícios dele?


Qual é a finalidade dos testes psicológicos?


Teste é uma palavra de origem inglesa que significa "prova"; derivada do latim testis e é usada internacionalmente para designar medidas que são hoje bem conhecidas em vários campos da ciência e tecnologia.


"Uma medida é chamada de teste apenas quando é usada principalmente para aprender algo sobre um indivíduo, em vez de responder a perguntas gerais." (Taylor, 1973).


Essencialmente, o objetivo do teste é medir as diferenças existentes entre diferentes sujeitos sobre uma característica, ou o comportamento da mesma pessoa em diferentes ocasiões – inter e intra-individualmente, respectivamente.


A ferramenta psicométrica mais típica é um teste. No entanto, não é único. É uma situação de estímulo padronizada (item de teste e ambiente de aplicação) à qual uma pessoa responde.


A situação experimental é entendida como parte do teste e sua aplicação, ou seja, materiais utilizados, instruções, local de aplicação, etc. Essas condições precisam ser padronizadas para evitar mudanças nas condições de manejo.


Se o teste for um estímulo que produz uma resposta individual, é importante registrar esse comportamento. Deve ser preciso para ser confiável. No caso de testes em que os indivíduos registram suas próprias respostas, não há problema. No entanto, quando é hora de prestar atenção nas respostas do indivíduo e observar suas respostas não verbais ao mesmo tempo, pouco cuidado é tomado.


Como funcionam os testes psicológicos?


A avaliação psicológica é um procedimento técnico e científico destinado a recolher informações sobre um indivíduo com base nas necessidades de quem solicita a avaliação.

Por exemplo, avaliações podem ser exigidas durante entrevistas de emprego, quando um indivíduo está prestes a obter uma carteira de motorista, na escola e em várias outras situações.


É importante citar que o teste não é a única ferramenta para a realização de avaliações psicológicas. Dependendo da situação, o procedimento pode incluir entrevistas, observações, dinâmicas, questionários, etc.


Portanto, há mais de uma maneira de realizar uma avaliação. A escolha do método dependerá dos objetivos do solicitante do teste e do plano do psicólogo para obter as respostas desejadas. As avaliações podem até ser feitas individualmente ou em grupos, dependendo de quais são seus objetivos.


Este procedimento também deve ser considerado em termos de características individuais ou de grupo. Essas técnicas podem ser aplicadas em adultos e crianças, e o número de sessões pode variar. Um psicólogo é alguém que define todos esses critérios em termos de objetivos pretendidos.


Qual é a importância dos testes psicológicos?


Com uma avaliação, você pode verificar se a pessoa é capaz de concluir uma atividade. Além disso, esses testes permitem que os psicólogos identifiquem características comportamentais e psicológicas dos indivíduos.


Por exemplo, uma avaliação pode ajudar a determinar se uma pessoa é fácil de trabalhar em equipe, pode determinar o tipo de inteligência que essa pessoa possui, entre outras questões.


É importante lembrar que o teste psicológico não é baseado na opinião profissional. Os documentos seguem um conjunto de normas discutidas pelo Conselho Federal de Psicologia e estão em constante debate.


Os testes realizados precisam ser validados cientificamente para demonstrar sua eficácia. Tudo isso garante que os resultados sejam padronizados, resultando em uma avaliação mais precisa. A partir dos dados coletados, o psicólogo deve interpretar e analisar de acordo com seus pressupostos e o manual que regulamenta o campo.


Sabemos que as pessoas são complexas, porém, uma boa avaliação psicológica tem boas chances de obter respostas mais corretas relacionadas ao comportamento individual. Porém, apenas psicólogos são profissionais que podem realizar qualquer tipo de avaliação psicológica.


Eu preciso realizar testes psicológicos?


Como vimos antes, os testes psicológicos têm muitas finalidades, tudo depende do motivo de sua utilização. Independentemente disso, eles sempre acabam adicionando informações importantes sobre nós que muitas vezes não são muito claras.


Ainda há muito preconceito contra a psicologia e o trabalho dos psicólogos, mas a verdade é que, em algum momento de nossas vidas, todos nós precisamos deles.


Sendo assim, se você deseja conhecer mais sobre si próprio e coletar informações a respeito de sua personalidade, acesse o site https://lucasfortaleza.com/tag/testes-online/ e mergulhe fundo em sua jornada de autoconhecimento!


13 visualizações0 comentário