5 hábitos essenciais para ter uma vida equilibrada

Atualizado: 24 de jun. de 2021



Buscar uma vida equilibrada exige comprometimento e disciplina com si próprio. Afinal, só é possível encontrar o equilíbrio entre o corpo e a mente através da adoção de hábitos e comportamentos saudáveis. Para desenvolvê-los e mantê-los, é necessário se esforçar.


Mas calma! Isso não significa que é impossível alcançar uma vida saudável, apenas que você precisará fazer algumas mudanças. Talvez seja necessário buscar até o acompanhamento de um psicólogo, a fim de eliminar dúvidas e obter um direcionamento.


Embora muita gente saiba, encontrar o equilíbrio entre o corpo e a mente traz uma série de vantagens para a nossa rotina, bem como para a vida em geral. Com isso, os benefícios de cultivar esse equilíbrio se sobrepõem aos sacrifícios que você terá que fazer durante o caminho.


Quando o assunto é vida equilibrada, é válido ressaltar a importância de cuidar do corpo físico, da espiritualidade e, claro, da saúde mental. Juntos, esses três pilares podem garantir uma rotina promissora e agradável para os indivíduos.


Sendo assim, preparamos este post para que você saiba o que é necessário para ter uma vida equilibrada e saudável. Quer saber, então, como transformar os seus dias? Continue lendo e confira!


Como é possível encontrar o equilíbrio entre o corpo e a mente?


Sim, é possível encontrar o equilíbrio entre o corpo e a mente! Sabemos que os compromissos e responsabilidades diárias podem afetar o tempo que dedicamos para cuidar do nosso corpo, mas, com novos hábitos, fica mais simples alcançar esse objetivo.


Para isso, é importante mencionar que o equilíbrio entre o corpo e a mente é encontrado através de um esforço mental, espiritual e físico. É preciso levar em consideração o seu nível de satisfação com os âmbitos que norteiam a sua vida. Então, o bem-estar é obtido quando você analisa os seguintes fatores:

  • Profissional: satisfação com suas atividades corporativas;

  • Saúde: cuidado com a saúde mental e física;

  • Financeiro: satisfação com os recursos financeiros e bens materiais;

  • Amoroso: satisfação com o companheiro;

  • Social: satisfação com a qualidade de relacionamentos interpessoais;

  • Espiritual: satisfação com a fé;

  • Familiar: satisfação com os relacionamentos familiares;

  • Emocional: satisfação com o seu bem-estar emocional.

Certamente nem sempre é possível alcançar satisfação em todos os aspectos citados. Os altos e baixos que compõem a nossa trajetória transformam o ideal em uma ilusão, afinal, é impossível ser feliz em todas as áreas.


5 hábitos para ter uma vida equilibrada


Para ter uma vida equilibrada, é preciso, primeiro, refletir sobre a qualidade dos diversos aspectos que norteiam o seu dia. Como anda a sua vida social, profissional e amorosa? O que você tem feito para aproveitar o tempo livre e promover o seu bem-estar? Você realmente está satisfeito com a sua vida?


A tristeza, o estresse e a angústia são sinais de que você não está satisfeito com o rumo que as coisas vêm tomando. Dessa forma, se você tem mais emoções desconfortáveis do que agradáveis, é um forte indício para estabelecer um equilíbrio entre o corpo e a mente.


Para ajudá-lo nessa jornada, que sabemos que não é fácil devido a quantidade de atribuições que temos no dia a dia, preparamos uma lista com 5 hábitos saudáveis para ter uma vida equilibrada. Acompanhe!


1. Faça exercícios físicos


A Lapidando Mentes sempre destaca a importância de fazer exercícios físicos para manter a saúde física e mental. Além dos benefícios claros para a saúde, as atividades físicas melhoram a qualidade do sono e tornam os dias mais produtivos..


Com isso, é possível desenvolver uma maior disposição para realizar tarefas que, antes, você deixaria para outro momento. Portanto, faça caminhada, vá à academia ou pratique um esporte do qual você goste.


2. Tenha um passatempo


Ter um passatempo, ou um hobby, é uma ótima forma de aproveitar a sua própria companhia e escapar dos problemas que lhe desmotivam. Obter um tempo de lazer fará com que você aproveite o processo de equilíbrio do início ao fim.


A pressão presente no ambiente do trabalho acaba roubando o prazer de executar tarefas profissionais com maestria. Por isso, é de suma importância cultivar passatempos, a fim de manter a vida profissional equilibrada.


Além disso, vale ressaltar que a autorrealização obtida através de um hobby pode fazer com que você desenvolva novas habilidades, como cozinhar ou tocar um novo instrumento, por exemplo.


3. Crie momentos de relaxamento diariamente


Esse é um hábito que você deve colocar na sua lista de obrigações para cuidar da saúde mental. Encontre um momento para relaxar e esqueça todas as suas responsabilidades e problemas. Muitas pessoas conseguem fazer isso através de uma atividade que proporciona lazer, como um curso ou esporte.


Lembre-se que o objetivo desse momento é o relaxamento, portanto, livre-se de cargas emocionais pesadas e de situações perturbadoras. Opte por distrações que lhe concedam bem-estar em vez de hábitos nocivos à saúde, como, por exemplo, comer inúmeras guloseimas.


4. Fique um tempo longe das redes sociais

Você já pensou em ficar um tempo longe das redes sociais? Não precisa ser um mês; ou mesmo uma semana. Estabeleça alguns minutos do seu dia para focar em você, apenas em você.


A quantidade de informações e estímulos que recebemos simplesmente por abrir o Instagram é enorme, o que acaba afetando a nossa mente. As notícias negativas e as famosas ‘’polêmicas’’ também são combustíveis para o cansaço mental.


Sendo assim, se você realmente deseja alcançar uma vida equilibrada, dê um tempo das redes sociais e foque sua atenção em passatempos pessoais produtivos, como aprender um novo idioma ou ler um livro.


5. Faça terapia

O acompanhamento psicológico é outro passo importante para ter uma vida equilibrada e saudável. Afinal, são muitas as questões que rodeiam a nossa vida: relacionamentos amorosos, problemas financeiros e profissionais, questões relacionadas à identidade, entre outros.


A boa notícia é que a terapia ajuda as pessoas a entenderem mais sobre si mesmas, sobre suas atitudes e sentimentos, além de fazer com que redescubram o amor-próprio. É um dos meios mais eficientes para ter uma vida equilibrada.


20 visualizações0 comentário